Cidades
Prefeitura de Penedo recebe selo do Programa Sesi de Gestão Escolar
Certificação foi entregue ao prefeito Ronaldo Lopes pelo presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade
A Prefeitura de Penedo foi reconhecida com o Selo do Programa Sesi Gestão Escolar (PSGE) pela implantação bem-sucedida do programa na Escola Municipal Santa Luzia. A entrega do selo foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, ao prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, na manhã desta segunda-feira (16/12) durante encontro em que foram apresentados os avanços alcançados pela unidade de ensino.
Antes da entrega, a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi/Senai, Cristina Suruagy, e a gerente Executiva de Educação, Clarisse Barreiros, apresentaram os indicadores e os critérios que destacaram a Escola Municipal Santa Luzia. A unidade atingiu 98% de execução das atividades propostas e obteve a nota geral de 76,7 na avaliação para certificação de qualidade. Cristina parabenizou a escola e a gestão municipal pelo compromisso com a educação e enfatizou a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar no processo.
“O que fizemos hoje foi uma prestação de contas do que foi feito na Escola Santa Luzia, que está de parabéns pelo grande envolvimento e engajamento na implantação do projeto. Parabenizo também o prefeito Ronaldo Lopes, que teve o olhar de futuro para a educação do município”, destacou Cristina Suruagy.
O Programa Sesi de Gestão Escolar, desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesi, tem como objetivo colaborar com as redes de ensino na busca pela excelência educacional. Estruturado em cinco áreas de atuação — Liderança e Planejamento Pedagógico, Gestão Administrativa e Financeira, Desenvolvimento Profissional, Relacionamento com Alunos, Pais e Comunidade e Gestão de Resultados — o programa estabelece descritores que orientam as escolas na melhoria contínua dos processos de gestão.
O prefeito Ronaldo Lopes destacou a importância da parceria com o Sesi/Senai ao longo dos últimos dois anos e meio. Ele ressaltou os avanços conquistados pela educação de Penedo, exemplificados pelos resultados obtidos na Escola Santa Luzia.
“Nós agradecemos o selo e ficamos muito felizes por Penedo ser um modelo que o Sesi está utilizando para ajudar os municípios a desenvolverem uma educação de qualidade. Saímos daqui muito satisfeitos e com certeza vamos renovar essa parceria para continuar priorizando a educação em Penedo com o apoio da Federação das Indústrias”, afirmou Ronaldo Lopes.
José Carlos Lyra, presidente da Fiea, expressou a satisfação do Sistema Indústria em contribuir com a melhoria da qualidade do ensino no município. “O Sesi e o Senai têm grande interesse em fazer novas parcerias que ajudem Penedo a melhorar seus indicadores de Educação e, consequentemente, o desenvolvimento econômico. É um prazer ver resultados tão expressivos como os apresentados aqui”, destacou Lyra.
Já Tássio Paiva, coordenador de Educação Básica do Sesi/AL, reforçou que o PSGE é uma solução abrangente, integrando áreas de gestão com foco na aprendizagem. “Entendemos que podemos ser parceiros de diversos municípios alagoanos para promover uma educação de qualidade”, afirmou.
A cerimônia contou ainda com a presença do superintendente do Sesi/AL, Carlos Alberto Paes, do secretário municipal de Educação, Luciano Lucena, da diretora de Ensino da Semed, Keith Guimarães, da diretora da Escola Santa Luzia, Meire Clésia Ramos, da vice-diretora, Rosilva Inácio dos Santos e da articuladora da escola, Rose Mota.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais