Internacional
Proibição: Trump diz que, se precisar, vai gastar bilhões de dólares para subir muro no México
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (16), que o seu governo gastará bilhares de dólares para concluir o muro na fronteira com o México para impedir a entrada ilegal de migrantes.
Durante uma coletiva de imprensa, realizada às margens de sua residência na Florida, o republicano manifestou descontentamento ao afirmar que, devido às políticas da administração Biden, o muro fronteiriço custará até duas ou três vezes mais do que custou em seu primeiro mandato presidencial.
Trump explicou que a administração Biden "está vendendo pedaços do muro" a pessoas que pagaram míseros centavos por ele e agora querem revendê-lo por milhões de dólares.
"É uma conduta quase criminosa", disse Trump, que relatou ter conversado com o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, e com senadores daquele estado, para travar estas políticas da administração Biden em relação ao muro fronteiriço.
À época de sua candidatura, Trump criticou repetidamente as políticas de imigração do governo de Joe Biden, prometendo, se fosse reeleito, reforçar os controles fronteiriços e restaurar a construção de um muro na fronteira com o México.
Durante o mandato do presidente Biden, houve mais de oito milhões de encontros com migrantes em todo o país, 6,7 milhões dos quais foram na fronteira sudoeste, de acordo com um relatório conjunto do Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara dos EUA e do Comitê de Segurança Interna da Câmara divulgado no início de 2024.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos