Brasil
Urbanização em áreas com risco de deslizamento triplica: novos desastres à vista?
De acordo com o novo levantamento da plataforma MapBiomas, a urbanização em locais com risco de deslizamento de terra mais do que triplicou no Brasil nas últimas quatro décadas: de 14,4 mil hectares em 1985, foi para 47,6 mil hectares em 2023.
A pesquisa foi feita com base em mapas anuais de cobertura e uso da terra, analisando o avanço da urbanização em terrenos de encostas com declividade superior a 30%. Segundo a Lei Federal nº 6.766/1979, dividir uma área com essas características em lotes menores para esse fim é proibido. Para discutir o impacto das construções em áreas de risco, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto convidam Julio Pedrassoli, coordenador do MapBiomas Áreas Urbanizadas; e Eberval Marchioro, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2JUSTIÇA ELEITORAL
TRE-SE cassa mandatos do Partido Liberal por fraude na cota de gênero
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4JUSTIÇA
Concurso dos cartórios de Alagoas: resultado e nomeação dos tabeliães
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral