Brasil
Urbanização em áreas com risco de deslizamento triplica: novos desastres à vista?
De acordo com o novo levantamento da plataforma MapBiomas, a urbanização em locais com risco de deslizamento de terra mais do que triplicou no Brasil nas últimas quatro décadas: de 14,4 mil hectares em 1985, foi para 47,6 mil hectares em 2023.
A pesquisa foi feita com base em mapas anuais de cobertura e uso da terra, analisando o avanço da urbanização em terrenos de encostas com declividade superior a 30%. Segundo a Lei Federal nº 6.766/1979, dividir uma área com essas características em lotes menores para esse fim é proibido. Para discutir o impacto das construções em áreas de risco, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto convidam Julio Pedrassoli, coordenador do MapBiomas Áreas Urbanizadas; e Eberval Marchioro, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Rodrygo faz 'gol relâmpago' e Real Madrid larga à frente do Atlético nas oitavas de final
-
4FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate
-
5GUERRA
Assessor de Zelensky diz que 'mais drones' ainda vão atingir a Rússia; veja mapa com total de ataques ao território russo em 2023

