Política

Maceió Avança na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

19/12/2024
Maceió Avança na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de Maceió trabalha de forma decisiva na busca por soluções para os problemas de mobilidade urbana da capital alagoana. Representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) participaram da reunião preliminar para estruturar o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). O encontro ocorreu, nesta quinta-feira (19), e contou com a presença de autoridades e especialistas para reforçar a urgência e a relevância do projeto para a cidade.

Entre os objetivos principais do PlanMob está o planejamento urbano mais eficiente e sustentável, ao promover acessibilidade, segurança e fluidez no trânsito. Soluções como a instalação de sinais inteligentes e a criação de interseções viárias para a integração com o BRT estão entre as iniciativas que visam modernizar a infraestrutura viária da capital alagoana.

Além disso, para a elaboração do PlanMob será necessário construir diálogos institucionais entre os representantes do município de Maceió e do Ministério Público e, sobretudo, com a população, que será diretamente impactada pelas mudanças. A participação popular é considerada fundamental para garantir que o plano atenda às reais demandas e expectativas dos cidadãos.

O diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), André Costa, reforçou o compromisso da gestão do prefeito JHC em atender às necessidades da população. Ele afirmou que a mobilidade urbana é uma prioridade e que o projeto demonstra a dedicação da administração em transformar a infraestrutura viária da capital alagoana.

O engenheiro e gerente executivo da FGV, José Bento, destacou o vasto know-how da instituição em projetos de planejamento urbano. Segundo ele, o sucesso do plano depende de um diagnóstico detalhado da cidade, baseado em dados abrangentes, que servirão como guia para o desenvolvimento e a execução das ações necessárias.

O promotor de Justiça, Jorge Dória, destacou a importância da iniciativa, considerando a reunião como um marco inicial para a solução esperada por muitos anos. Ele ressaltou o empenho do Ministério Público ao trabalhar em conjunto com a gestão municipal e enfatizou a urgência de respostas rápidas para resolver os desafios enfrentados pelos maceioenses.

Desafios

Os impactos urbanos e de mobilidade causados pelo afundamento de bairros devido à exploração de sal-gema pela Braskem, tornam a elaboração do documento ainda mais desafiadora.

O fenômeno comprometeu regiões inteiras, como Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e parte do Farol e forçou a evacuação de milhares de moradores. A migração massiva para a parte alta da cidade aumentou a densidade populacional da região, o que sobrecarregou o sistema viário local.

A crise urbana evidenciou a necessidade de intervenções para reorganizar o fluxo de trânsito para atender às novas demandas habitacionais e sociais. No contexto apresentado na reunião, o PlanMob desempenhará um papel essencial a fim de elaborar estratégias que considerem as transformações urbanísticas e de mobilidade já em curso.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Maceió trabalha de forma determinada para enfrentar os desafios da mobilidade urbana, mesmo diante das adversidades impostas pelo histórico recente da cidade. Assim, a busca por um ambiente mais acessível, organizado e funcional para todos os maceioenses segue como prioridade do Município.