Brasil
Sumaúma: árvore amazônica é escolhida como logomarca do BRICS Brasil
O Brasil se prepara para assumir a presidência rotativa do BRICS em 2025. Como logomarca da administração brasileira dos compromissos do bloco foi escolhida a árvore amazônica Sumaúma.
A gigante da Amazônia pode chegar a 60 metros e é conhecida como "guardiã da floresta", "mãe das árvores", entre outras designações que descrevem seu papel e importância na flora brasileira.
A escolha da Sumaúma como logomarca que estampará a presidência brasileira do BRICS significa, segundo o governo federal, "traduzir a grandiosidade diplomática, socioeconômica e política do BRICS".
"Não há como pensar no Brasil sem pensar na Amazônia, e a Sumaúma, profundamente respeitada pelas comunidades indígenas da floresta, carrega significados alinhados a valores centrais do Brics", ressalta o governo.
Outra característica destacada da árvore pelas autoridades foi "a capacidade da Sumaúma de retirar água das profundezas do solo, mesmo em tempo de seca, e compartilhá-la com outras plantas, simboliza a cooperação e o desenvolvimento compartilhado", afirmaram, explicando a escolha do símbolo brasileiro.
Após receber o G20, e 15 anos depois da primeira cúpula do BRICS no Brasil, o país reassume o comando do BRICS em 2025, ano que marca a expansão dos países-membros e abertura do bloco para países parceiros.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Rodrygo faz 'gol relâmpago' e Real Madrid larga à frente do Atlético nas oitavas de final
-
4FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate
-
5GUERRA
Assessor de Zelensky diz que 'mais drones' ainda vão atingir a Rússia; veja mapa com total de ataques ao território russo em 2023


