Política

Alunos do Núcleo de Línguas Estrangeiras participam de cerimônia de formatura

20/12/2024
Alunos do Núcleo de Línguas Estrangeiras participam de cerimônia de formatura

Saber falar uma língua estrangeira é o sonho de muitas pessoas, mas para os 32 alunos do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já é uma realidade. Com direito à solenidade de formatura e entrega de certificados, os estudantes dos cursos de espanhol e de Inglês dos pólos Benedito Bentes e Jacintinho celebraram a conclusão do curso bastante emocionados.

A cerimônia de formatura ocorreu no dia 19 de dezembro, na Escola Municipal Cícera Lucimar, e contou com a participação do secretário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antônio Carvalho; da superintendente de Governança da Semed, Marcelle Telles; do coordenador do Núcleo de Línguas, Jeff Simons; e da coordenadora-geral de Formação da Semed, Regina Buarque; além de técnicos da Educação, familiares e amigos.

Saudando a todos na língua espanhola e em inglês, o secretário do Iplan, Antônio Carvalho, destacou que os formandos serão os futuros embaixadores de Maceió por dominarem um idioma estrangeiro e destacou o papel dos professores na educação.

“Hoje é dia de celebração e muito mais do que aprender idiomas e uma nova língua, vocês estão se formando embaixadores de Maceió. São as pessoas que irão levar Maceió para o mundo, como muitos de vocês fazem pelas redes sociais. É muito bom ver como as professoras são amadas pelos estudantes, pois o ofício de ensinar é o que faz essa transformação e promove mudanças. Sabemos da importância do núcleo de línguas para uma cidade como Maceió que tem se internacionalizado. Recebemos um dos maiores eventos mundiais recentemente como o G20. O idioma conecta e abre portas”, afirmou o secretário.

Para a superintendente de Governança da Semed, Marcelle Telles, saber que hoje o Núcleo de Línguas já colhe frutos dá ainda mais disposição para continuar trabalhando em prol de uma educação acessível e de qualidade.

“Chegar aqui e ver vocês tão maravilhosos, no inglês e no espanhol, me faz acordar amanhã com muito mais energia, com muito mais vontade, com muito mais disposição para continuar. Ver a estudante do Núcleo Camila Lima, que hoje está no Iplan, e discursou no G20, é uma alegria e isso muito nos alegra, saber que você é fruto de uma educação pública acessível. Esse é o compromisso e o objetivo da Secretaria Municipal de Educação e do nosso prefeito, JHC. que não duplicou, mas triplicou o acesso do Núcleo de Línguas, hoje com três polos, Benedito Bentes, Jacintinho e Poço”, destacou a superintendente.

O coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, Jeff Simons, sente orgulho dos formandos, já que dominar um idioma estrangeiro impacta na vida pessoal e profissional.

 “O curso tem representado muito na vida desses estudantes. Alguns dos nossos jovens, ao saírem do núcleo de línguas, já conseguiram um emprego. Hoje, temos gerentes, temos ex-alunos trabalhando até fora do Brasil. Temos professores de inglês que estudaram no Núcleo de Línguas. Temos uma aluna nossa, Camila Lima, que hoje trabalha no Iplan, que é lá do Núcleo de Línguas do Jacintinho. Temos também o aluno Luiz Gabriel, que passou no intercâmbio na Inglaterra e está representando o Núcleo de Línguas. Então, é um momento de orgulho pra gente e alegria saber que nossos jovens estão sendo encaminhados ao mundo do trabalho”, destacou Jeff.

Para a aluna Carolina Torres, formada em espanhol pelo polo Benedito Bentes, aprender um idioma é gerar conhecimento. “Hoje, estou me formando e muito feliz, porque aprender uma língua é gerar conhecimento, abre portas profissionais, culturais e amplia horizontes”, comentou.

Muito emocionada e feliz, a professora de espanhol Nara Gleyce, ressaltou a importância do curso de espanhol para a sociedade. “Sabemos da importância do curso do Espanhol para a sociedade, para esse grupo de jovens que está entrando no mercado de trabalho. Agora, terão um adendo para fortalecer o currículo e abrir portas, é um curso muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional”, destacou Nara.

A aluna Camila Lima, do polo Jacintinho, que discursou em inglês no G20, é servidora do Iplan. Ela disse que se sente muito feliz em concluir o curso. “Hoje, estou me graduando e muito feliz. Foram três anos de muita luta e muita garra me dedicando ao inglês e sempre tentando me superar nessa língua maravilhosa. Recomendo a todos aprenderem uma língua também”, frisou.

O aluno do Núcleo, Luiz Gabriel, que passou no intercâmbio e vai para Inglaterra falou da importância do curso. “Esse curso foi muito importante pra mim. Eu aprendi bastante, fiz muitos amigos, temos professores incríveis. Passei no intercâmbio e estou representando a minha escola e o Núcleo de Línguas também. Estou muito feliz pelas conquistas”, pontuou.