Internacional
Zelensky tentou subornar premiê eslovaco para que ele aceitasse adesão da Ucrânia à OTAN
O primeiro-ministro eslovaco Robert Fico disse que, nas negociações em Bruxelas, Vladimir Zelensky ofereceu-lhe 500 milhões de euros de ativos russos (R$ 3.17 bilhões) para aceitar a entrada da Ucrânia na OTAN.
"Senhor [Zelensky] voltou ao tema do gás e perguntou-me se eu votaria a favor da adesão [da Ucrânia] à OTAN se ele me desse 500 milhões de euros de ativos russos. Eu, claro que respondi: 'Nunca'", disse o premiê eslovaco. Ele chamou o convite da Ucrânia para a aliança completamente irreal.
Fico tem repetidamente declarado que ele nunca apoiará a entrada da Ucrânia na OTAN enquanto está no cargo de chefe do governo.
No início de dezembro, os ministros de Relações Exteriores dos países-membros da OTAN realizaram uma reunião em Bruxelas, na qual não conseguiram obter unanimidade na questão da adesão da Ucrânia à Aliança Atlântica.
Peter Szijjarto, ministro húngaro das Relações Exteriores, havia apontado anteriormente que o convite a Kiev significaria um conflito da OTAN com a Rússia.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2JUSTIÇA ELEITORAL
TRE-SE cassa mandatos do Partido Liberal por fraude na cota de gênero
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4JUSTIÇA
Concurso dos cartórios de Alagoas: resultado e nomeação dos tabeliães
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral