Brasil
Chuva forte e ventos de 80 km/h deixam estragos em São Paulo e região metropolitana (VÍDEOS)
Os temporais que atingiram São Paulo na tarde desta sexta-feira (20) provocaram quedas de árvores, transbordamento de córregos e cortes no fornecimento de energia elétrica.
A Sputnik Brasil encontrou vegetações derrubadas pelos ventos fortes durante este sábado (21) na zona leste da cidade.
Na Grande São Paulo, 320 mil domicílios permaneciam sem luz na manhã deste sábado (21), de acordo com a concessionária Enel, o que representa 3,8% dos clientes da distribuidora. Outros 340 mil consumidores já tiveram a energia restabelecida. Na capital paulista, 469 mil imóveis ficaram sem eletricidade no auge do temporal.
Os ventos, que chegaram a 80 km/h, causaram quedas de árvores e galhos, danificando a rede elétrica. Regiões como as zonas oeste, leste e norte da cidade, além de Barueri e Osasco, foram as mais afetadas.
Na zona norte, bairros como Lauzane Paulista e Horto, e na zona oeste, Perdizes, Pompeia e Butantã, registraram interrupções no fornecimento.
A Enel informou ter acionado plano de contingência com reforço nas equipes, que trabalham 24 horas para reparar os danos. Na tarde deste sábado, funcionários da empresa realizavam manutenção em áreas como a zona leste, onde vegetações derrubadas permaneciam nas vias. A poda preventiva das árvores é responsabilidade da Prefeitura de São Paulo, mas a concessionária e o Corpo de Bombeiros também atuam em situações de emergência.
O Corpo de Bombeiros atendeu 111 ocorrências de queda de árvores na capital e mais de 100 solicitações de podas durante o temporal, sem registro de vítimas.
Transbordamentos e interdições em SP
Na sexta-feira, a Defesa Civil decretou estado de alerta para as subprefeituras da Penha e Itaquera devido ao transbordamento dos córregos Franquinho, próximo às avenidas Dom Hélder Câmara e São Miguel, e Rio Verde, na Rua Cunha Porã.
No interior, em Várzea Paulista, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica na Avenida das Lélias, no Jardim Bahia, exigindo a interdição da via e a atuação da CPFL.
Previsão de temporal em SP
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a manhã deste sábado já não apresentava áreas de instabilidade, e não havia mais pontos de alagamento. No entanto, o tempo segue instável, com previsão de chuvas moderadas a fortes ao longo do dia.
No domingo (22), a frente fria que causou os temporais deve se afastar do litoral paulista, mas ventos e umidade ainda podem influenciar o clima na capital.
Regiões como Brasilândia, Piragibe e Itaberaba enfrentam dificuldades com transformadores danificados, enquanto 211 mil imóveis ainda estão sem energia elétrica em áreas específicas.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 41 km de lentidão às 7h30 deste sábado, reflexo das condições climáticas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Rodrygo faz 'gol relâmpago' e Real Madrid larga à frente do Atlético nas oitavas de final
-
4COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate


