Política
Hospital da Cidade executa quase 140 mil atendimentos à população
No ano de 2023, a gestão do prefeito JHC fez uma aquisição histórica para a saúde da capital alagoana com o Hospital da Cidade, antigo Hospital do Coração.
O equipamento de saúde tem capacidade para atender 55 mil pessoas por ano e conta com mais de 200 leitos, entre eles, a primeira UTI Humanizada do estado, a qual permite que o paciente seja acompanhado por familiares.
Com apenas cinco meses de atividades, em julho de 2024, o Hospital da Cidade, conquistou a manutenção do selo “Nível 3 - Acreditado com Excelência”, a certificação máxima da ONA (Organização Nacional de Acreditação).
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.
A conquista do maior selo de qualificação da ONA antecedeu outro importante feito, o selo GPTW (Great Place do Work), com índice de 94% dos colaboradores, destacando o HC como um ótimo lugar para trabalhar em Alagoas.
Até o momento, foram realizados 96.184 exames de análises clínicas, 138.227 exames e consultas e 16.220 ultrassons. Desde o início das operações já foram realizados 138.227 procedimentos no HC.
Em julho de 2024, o HC fez a entrega da primeira maternidade municipal. Com o novo equipamento, Maceió ganhou 41 novos leitos para receber as mães de risco habitual e alto risco, com profissionais e equipamentos de ponta para atender a todas as necessidades.
O espaço conta com 22 leitos obstétricos, 10 leitos de UTI Neonatal e nove leitos de observação. Para o atendimento no HC, as mulheres devem ser encaminhadas por outro estabelecimento de saúde, ou seja, não é um serviço porta aberta.
Além da maternidade para gestantes de alto risco, o hospital conta também com uma UTI Pediátrica, que atende crianças de 2 meses a 14 anos, com 10 leitos já entregues e uma equipe multiprofissional com atendimentos psicológicos, nutricionais, fisioterapêutico, odontológico, além do acompanhamento médico especializado. No local, já foram atendidas 497 gestantes e 306 nascimentos.
Em novembro de 2024, o HC entregou para a população o primeiro Centro de Hemodiálise de Maceió. O investimento, que supera os R$ 2 milhões, representa um avanço para a saúde pública do Município.
O local tem capacidade para atender 120 pacientes por mês em um equipamento moderno e humanizado, com profissionais capacitados para atender a todos os usuários.
O serviço de hemodiálise é oferecido de forma exclusiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS), regulado pelo sistema Pronto, assegurando que todos os pacientes sejam atendidos, conforme os critérios do Hospital da Cidade.
O Centro conta com 23 máquinas, além de oferecer atendimento médico e infraestrutura para pacientes internados no HC que necessitem do procedimento. A equipe que atua no local é multidisciplinar e é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos, além de serviços gerais de limpeza e copa.
Mais lidas
-
1ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
2ARAPIRACA
Após posse, Luciano Barbosa mantém secretariado com poucas mudanças e define prioridades para novo mandato
-
3TRAGÉDIA NO EXTERIOR
Turista alagoana morre em incêndio de hotel na Tailândia
-
4CONFLITO
Ucrânia foi enganada pelo Ocidente para começar conflito com Rússia e sangra hoje, diz especialista
-
5LEGISLATIVO
Vereador Emílio Ferro é reeleito para a presidência da Câmara de Minador do Negrão pela terceira vez