Brasil
Aos 40 anos, Angra 1 se consolida como opção para dependência brasileira de energia nuclear (VÍDEOS)
Angra 1, a primeira usina nuclear do Brasil, está passando por um processo rigoroso para estender sua vida útil operacional além dos 40 anos iniciais.

À Sputnik Brasil, Abelardo da Cruz Vieira, superintendente de Operações de Angra 1, pontuou que a usina vem implementando um programa abrangente de gerenciamento de envelhecimento para garantir uma operação contínua, segura e confiável.
"A extensão da vida útil de Angra 1 é um marco significativo para o programa de energia nuclear do Brasil. […] Esse processo envolve uma avaliação meticulosa de cada componente e sistema dentro da usina para garantir que ela possa continuar a operar com segurança e eficiência nas próximas décadas", disse Vieira.
Estender a vida útil de uma usina nuclear é um empreendimento complexo que requer planejamento e preparação extensivos. O processo envolve:
O papel dos especialistas internacionais
Para garantir que o processo de extensão atenda aos mais altos padrões internacionais, Angra 1 buscou a expertise de especialistas internacionais. Uma missão recente conduzida pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) avaliou o programa de gerenciamento de envelhecimento da usina e forneceu feedback valioso.
"A missão da AIEA confirmou que Angra 1 está no caminho certo para atingir uma extensão de vida útil segura e bem-sucedida", disse Vieira.
A extensão da vida útil de Angra 1 oferece vários benefícios, incluindo:
A usina Angra 1 foi fruto de um investimento de 40 anos e, para a extensão da vida útil da usina Angra 1, a Eletrobras obteve o financiamento de R$ 22,2 milhões com parceiros internacionais. Com duas usinas — Angra 1 e Angra 2, em Angra dos Reis —, a matriz nuclear responde atualmente por cerca de 3% de toda a energia gerada no país.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4CRÍTICAS
Bruna Biancardi rebate fã que criticou decoração de Páscoa: 'Na sua casa você faz como quiser'
-
5POLÍTICA
Arthur Lira assume protagonismo na proposta de isenção do Imposto de Renda