Brasil
Uso excessivo da força e expansão de facções: a política de segurança pública está por um fio?
Somente em 2023, 6.393 pessoas foram mortas por policiais no Brasil, um aumento de 188,9% em dez anos.

Os dados são do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 2024, ano também marcado pela superevidência midiática de casos de violência policial. Com a expansão de facções criminosas por quase todos os cantos do Brasil, o país tem investido em políticas de segurança pública eficazes? Quais são as metas e desafios para 2025?
Para responder essas e outras questões, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto convidam Carolina Grillo, professora do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI); e Robson Rodrigues, antropólogo, pesquisador do Laboratório de Análise da Violência (LAV), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coronel da reserva da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e ex-comandante das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda