Alagoas

Psicóloga do Hospital da Criança dá dicas sobre como cuidar da saúde mental dos pequenos

Nataly Lopes 17/01/2025
Psicóloga  do Hospital da Criança dá dicas sobre como cuidar da saúde mental dos pequenos
Pequenos internados recebem atendimento psicológico - Foto: Nataly Lopes



O mês de janeiro é marcado por uma campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Para aproveitar este período, a psicóloga Isabelle Calheiros, do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), dá dicas para os pais e responsáveis sobre como cuidar da saúde emocional dos pequenos.

A ansiedade é um dos transtornos que afetam cada vez mais crianças e adolescentes. De acordo com a revista Folhateen, a taxa de pacientes de 10 a 14 anos com ansiedade era de 125,8 por cada 100 mil, em 2023. Para a profissional, a campanha Janeiro Branco reforça a importância de cuidar da saúde mental dos pequenos, mas é uma tarefa que deve ser feita o ano inteiro.

“Entre as principais dicas estão evitar o uso excessivo de telas, realizar brincadeiras lúdicas, estabelecer rotinas, fortalecer vínculos e, uma coisa muito interessante, aprender a identificar, nomear e cuidar das emoções”, explica a psicóloga.

No Hospital da Criança, os pequenos que ficam internados recebem atendimento psicológico, aprendendo a identificar e regular as emoções que sentem durante a hospitalização. A equipe de psicologia realiza dinâmicas com referência às emoções do filme da Disney Divertida Mente 2. 

Os pacientes Lucas Costa, de 10 anos, e Pedro Ferreira, de 9 anos, foram instigados a falar como se sentiam durante o processo de internação. “Hoje, eu senti alegria, tristeza, raiva e tédio. Para passar a raiva, peguei o celular para me distrair”, afirma o paciente Lucas Costa.

Segunda a psicóloga, é interessante mostrar todas as emoções para os pequenos. “A gente sente todas essas emoções. Às vezes, sentimos mais umas do que outras. E não tem problema nenhum a gente ficar com raiva, ficar triste, ficar ansioso. A gente só vai aprender a controlar”.