Geral
Pessoas do Neolítico sacrificavam 'pedras do Sol' após erupção vulcânica há 4.900 anos, diz estudo
Uma misteriosa coleção de placas de pedra talhadas foi aparentemente sacrificada por pessoas pré-históricas na Escandinávia após uma erupção vulcânica ocorrida há aproximadamente 4.900 anos, relata estudo.
No estudo, publicado na revista Antiquity, uma equipe de pesquisadores relacionou a deposição dos objetos enigmáticos conhecidos como "pedras do Sol" à erupção, fornecendo informações fascinantes sobre as práticas rituais dos europeus no Neolítico e uma crise ambiental pré-histórica.
Milhares de anos atrás, as pessoas na atual ilha dinamarquesa de Bornholm depositaram centenas de pedras esculpidas em uma vala antes de enterrá-las.
Há cerca de 4.900 anos, um vulcão entrou em erupção tão massivamente que teria encoberto o Sol – levando ao sacrifício ritual de pedras solares numa tentativa de recuperá-lo.
"Sabemos há muito tempo que o Sol era o ponto focal das primeiras culturas agrícolas que conhecemos no norte da Europa", disse Rune Iversen, arqueólogo da Universidade de Copenhaga, escreve Science Alert.
Nova pesquisa sugere que uma erupção vulcânica que bloqueou o Sol fez com que as pessoas na Dinamarca neolítica sacrificassem ritualmente 'pedras do Sol' para garantir uma boa colheita.
"Eles cultivavam a terra e dependiam do Sol para trazer a colheita. Se o Sol quase desaparecesse devido à névoa na estratosfera durante longos períodos de tempo, isso teria sido extremamente assustador para eles", acrescentou.
Foram achadas mais de 600 pedras do Sol inteiras ou fragmentadas. Estes objetos eram na sua maioria pedras do tamanho da palma da mão, planas e arredondadas que eram talhadas com linhas que irradiavam do centro, como os raios do Sol, embora haja alguma variação na forma da pedra e nos padrões gravados nelas.
Pessoas gastavam horas e horas de trabalho meticuloso para criá-las. Tal trabalho deliberado deve ter tido um propósito, e os arqueólogos acreditam que esse propósito era espiritual, em relação ao Sol, fertilidade e crescimento.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3EDUCAÇÃO
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
540 ANOS DE PRISÃO
Ministério Público pede condenação de Sargento da PM por matar feirante