Artigos

Perfis Alagoanos

Laurentino Veiga 18/01/2025
Perfis Alagoanos
Laurentino Veiga - Foto: Assessoria

Este livro foi editado sob os auspícios da Gráfica Universitária, prefaciado pelo então Reitor Rogério Moura Pinheiro: ” A Associação Alagoana de Imprensa marcou na história a sua atuação sublime em busca da liberdade, da moralidade e da informação correta. Cumpriu, nesses setenta anos de existência (2001), seu papel enquanto entidade que aglutina formadores de opinião ”.


As orelhas da obra, por sua vez, foram escritas pelo saudoso Professor Edson Mario de Alcântara: “ Com este levantamento, Laurentino Veiga oferece importante subsídio à construção da memória de Alagoas, estado de cuja gratidão, por isso, tornou-se merecedor ”.


Registrei no livro Perfis Alagoanos, figuras notáveis a saber: industrial José Ribeiro Toledo Filho, os médicos-escritores Judá Fernandes de Lima e Ricardo Nogueira, Marcos Antônio Moreira Calheiros, Presidente do Corecon-AL, Geoberto Espírito Santo, Carlos Conce, Cel. José Maya Pedrosa, Dr. Antônio Arnaldo Camelo, economista Edimilson Correia Veras, artista Tânia de Maya Pedrosa, O Procurador emérito de estado Dr. Romany Cansanção Mota, ex-Governador Manoel Gomes de Barros, escritor-advogado Jayme Lustosa de Altavila, presidente do IHGA, dentre outras.


Outrossim, à memória de meu querido irmão economista Cícero Veiga da Rocha que, por sua vez, migrou à Terra de Fausto Cardoso. Lá, fez parte dos governos de Augusto/Albano Franco exercendo cargos relevantes, inclusive de secretário do vizinho Estado de Sergipe, como a Secretaria de Planejamento e Fazenda do Amapá. Inclusive, substituiu o ex-governador Gilton Garcia. Cícero, destacou-se pela sua capacidade técnica a serviço de Alagoas e de Sergipe.


A fora isso, cabe destacar o primeiro livro do primo-escritor Dr. Judá Fernandes de Lima. A Xícara do Padre, composto de 195 páginas recheadas de crônicas gostosas, editado pela Gráfica Novo Nordeste. Fora lançado no dia 05.12.98, na Casa de Cultura de Arapiraca. No dia 25 de março do fluente ano, o filho ilustre de Tia Gertrudes de Lima completará 92 anos de profícua existência ao lado da dedicada esposa Assistente Social Almira Fernandes, filhos, netos e bisnetos.


Na minha análise das 66 figuras notáveis, fiz justiça ao homem público probo, Doutor Ib Gatto Falcão. Que foi ex-presidente da Casa de Demócrito Gracindo, ex-Secretário de Planejamento, Educação e Saúde de Alagoas. Construiu o anexo da Academia Alagoana de Letras, o GEAGB, o Hospital dos Usineiros, fundou a Faculdade de Medicina e a Escola de Ciências Médicas.


Tudo isso feito com dedicação à Casa de Genésio de Carvalho. Na peleja dos meus 79 anos de existência, tenho pautado a minha vida pública em homenagem à minha família. Sinto-me gratificado por tudo que fiz em prol de minha querida e amada Alagoas.