Internacional
'Buracos negros': revista dos EUA indica vantagens dos submarinos russos do projeto 636
Submarinos diesel-elétricos russos do projeto 636 Varshavyanka foram apelidados de “buracos negros” devido à dificuldade de sua detecção. A revista americana 19FortyFive aponta as vantagens do submarino.
"Introduzidos pela primeira vez no início dos anos 1980, estes submarinos diesel-elétricos são notáveis por sua furtividade, confiabilidade e adaptabilidade e são mais conhecidos no Ocidente pelo seu codinome oficial na OTAN – Kilo", escreve o autor do artigo.
Nota-se que na Rússia são produzidos submarinos modernizados do projeto 636.3, que se caracterizam por sistemas hidroacústicos aprimorados, sistema de propulsão mais potente e de baixo ruído, bem como armamento moderno.
Conhecidos como "buracos negros" por sua furtividade, os referidos navios se destacam nas operações costeiras, oferecendo versatilidade e confiabilidade.
Por fim, a revista ressalta que os submarinos podem atingir alvos com mísseis de cruzeiro Kalibr a distâncias de até 2,5 mil quilômetros.
A classe Varshavyanka, uma versão modificada do projeto 636, já possui uma eficiência de combate maior em comparação com os projetos anteriores. Além de seu armamento de minas e torpedos, este submarino tem seus próprios meios de defesa antiaérea.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
5
Operação integrada prende organização criminosa em Palmeira dos Índios