Internacional
Caminhões com ajuda humanitária cruzam fronteira do Egito com a Faixa de Gaza
Os primeiros caminhões com ajuda humanitária desde o cessar-fogo entre Israel e Hamas cruzaram a fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza, informou o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) em comunicado obtido pela Sputnik.
"Os primeiros caminhões do PMA começaram a cruzar a fronteira do Egito para Gaza. O PMA pretende enviar pelo menos 150 caminhões diariamente para Gaza, se as condições o permitirem. O PMA planeja usar todas as passagens fronteiriças da Jordânia, Israel e Egito para entregar abastecimentos a Gaza. Da Jordânia e de Israel, pretendemos entregar suprimentos à população do norte e do Egito à população do sul de Gaza", afirmou o comunicado.
Na última quarta-feira (15), Israel e o movimento Hamas concordaram com um acordo de cessar-fogo por 42 dias mediado pelo Catar, Egito e Estados Unidos, que prevê a entrada em vigor já no domingo (19).
A primeira fase do acordo prevê a troca de 33 israelenses detidos pelo Hamas por cerca de 2.000 prisioneiros palestinos. As forças de Israel terão que se retirar para as fronteiras da Faixa de Gaza, embora permaneçam dentro dos seus limites por enquanto.
O Hamas já entregou neste domingo três reféns israelenses em troca de 95 prisioneiros palestinos que devem ser libertados por Israel, a maioria deles menores e mulheres.
A partir do primeiro dia do cessar-fogo, o fornecimento de ajuda humanitária aumentará para 600 caminhões por dia, incluindo 50 com combustível. Os palestinos receberão 200 mil tendas e 60 mil casas móveis pré-fabricadas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios