Internacional
Rússia e Bolívia verificam progresso do reator de pesquisa nuclear da Rosatom em El Alto
O embaixador russo na Bolívia, Dmitry Verchenko, e autoridades locais fiscalizaram o andamento da construção do complexo de reatores de pesquisa nuclear, que a Rosatom está construindo na cidade de El Alto.
Segundo informou nesta terça-feira (21) a Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN), o embaixador russo na Bolívia foi recebido pelo órgão juntamente com a engenheira Hortensia Jiménez Rivera para visitar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear (CIDTN).
O CIDTN, onde está o reator, começou a ser construído em 2018 pela empresa russa Rosatom. Em setembro do ano passado, a Bolívia recebeu 43 toneladas de componentes tecnológicos para o reator nuclear de pesquisa RB-01.
O reator, com o qual a Bolívia se aventurará nas pesquisas nucleares, está previsto para entrar em operação neste ano e para isso necessita de engenheiros e cientistas, que serão treinados pela Rússia.
O programa nuclear boliviano é apoiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e segue rigorosamente os padrões internacionais para o uso pacífico da tecnologia nuclear.
Mais lidas
-
1COLISÃO
Um jovem morre e três ficam feridos em colisão entre duas motos em Estrela de Alagoas
-
2ACIDENTE
Carro desgovernado mata mulher em calçada no Santa Lúcia, em Maceió
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Após denúncia da Tribuna do Sertão, prefeita Luisa Duarte anuncia nova Secretária de Cultura; portaria ainda não foi publicada
-
4CELEBRIDADES
Thor, Olin, Balder e Tyra: saiba qual o significado dos nomes dos filhos de Eike Batista
-
5LOCALIZADO
Quem é vereador de Estrela achado morto uma semana após sumir durante viagem de carro