Economia
Ritmo e momento de novas altas de juros no Japão não estão predefinidos, diz presidente do BoJ
O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Kazuo Ueda, disse nesta sexta-feira, 24, que a autoridade monetária não tem nada predefinido em relação ao ritmo ou ao momento para novas altas no juro básico do país.
Nesta sexta-feira, o BoJ elevou sua principal taxa de juros de 0,25% para 0,50%, e Ueda afirmou que seguirá subindo as taxas, caso o ritmo de economia e dos preços se desdobrem como esperado. Segundo ele, a probabilidade de as projeções econômicas do BoJ se concretizarem aumentou.
O ritmo de aperto monetário à frente, reforçou, dependerá das condições econômicas e de preços que o BoJ terá pela frente. Ueda avalia que a economia do Japão reagirá de alguma forma se as taxas de juro chegarem próximas do nível neutro, mas que, por ora, as condições monetárias seguirão acomodatícias, apoiando a atividade econômica.
O presidente do BoJ ressaltou que as incertezas no cenário permanecem altas devido a possíveis novos anúncios do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação a tarifas. Ele considera, porém, que as políticas de Trump já anunciadas até agora vieram conforme o esperado, mas que o BoJ seguirá acompanhando a questão e seus desdobramentos de perto.
*Com informações de Dow Jones Newswires.
Mais lidas
-
1COLISÃO
Um jovem morre e três ficam feridos em colisão entre duas motos em Estrela de Alagoas
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Após denúncia da Tribuna do Sertão, prefeita Luisa Duarte anuncia nova Secretária de Cultura; portaria ainda não foi publicada
-
3ACIDENTE
Carro desgovernado mata mulher em calçada no Santa Lúcia, em Maceió
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Agora Sim: Luisa Duarte troca Cássio por Cássia na Cultura e nomeação finalmente sai
-
5CELEBRIDADES
Thor, Olin, Balder e Tyra: saiba qual o significado dos nomes dos filhos de Eike Batista