Brasil
Mídia: primeiro avião com pessoas deportadas por Trump pousa em Manaus
Segundo um veículo de mídia brasileiro, o avião pousou na capital do Amazonas na noite desta sexta-feira (24). A aeronave faria o pouso final em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas precisou passar por manutenção e o voo acabou cancelado.

O avião que pousou em Manaus trouxe 158 pessoas que foram deportadas pelo presidente dos EUA Donald Trump. Conforme o G1 apurou com o Itamaraty, 88 passageiros são brasileiros.
A mídia também confirmou, citando a assessoria do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, onde o voo teria destino final, que aeronave precisou de passar por manutenção ao pousar na capital amazonense.
Também nesta sexta-feira, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou que os EUA prenderam 538 imigrantes ilegais, incluindo um suspeito de terrorismo, e deportaram centenas de imigrantes em uma grande operação anti-imigração.
"A administração Trump prendeu 538 criminosos imigrantes ilegais, incluindo um suspeito de terrorismo. A administração Trump também deportou centenas de criminosos imigrantes ilegais por meio de aeronaves militares. A maior operação de deportação em massa da história está bem encaminhada", disse a porta-voz em publicação na rede social X.
Este o primeiro voo de deportados com destino ao Brasil desde a posse do novo presidente dos EUA, segundo o G1.
No ano fiscal de 2024 (outubro de 2023 a setembro de 2024), o Escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) deteve 2,1 milhões de migrantes na fronteira sudoeste dos EUA. Esse número foi menor que o registrado em 2023, quando 2,5 milhões de pessoas foram detidas, e em 2022, com 2,4 milhões de detenções.
Desde outubro, início do ano fiscal de 2025 nos EUA, quase 300 mil pessoas foram detidas na fronteira sudoeste, composta pelos estados do Texas, Novo México, Arizona e Califórnia.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
Correligionários sugerem nome de Renan Calheiros para o governo de Alagoas — 35 anos após derrota marcada por fraude eleitoral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Xukurus-Kariris seguem à margem da homologação: promessa federal expõe dívida histórica com os povos indígenas
-
5MORREU NO LOCAL
Suspeito morre baleado em frente a shopping em Cruz das Almas, quando tentava assaltar uma van