Internacional
Presidente de Honduras convoca reunião da Celac dia 30; Petro, da Colômbia, confirma presença
A presidente de Honduras, Iris Xiomara Castro, que exerce a presidência pro-tempore da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac) - grupo integrado pelo Brasil - convocou neste domingo, 26, em caráter urgente, uma reunião extraordinária de chefes de Estado para 30 de janeiro, próxima quinta-feira. Segundo comunicado da Celac, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, já confirmou que estará presente à capital hondurenha, Tegucigalpa.
Os pontos da agenda do encontro, que será realizado de forma híbrida (virtual e presencial), incluem Migração, Meio Ambiente, e Unidade Latino-Americana e Caribenha, conforme o comunicado emitido neste domingo.
O comunicado não faz referência ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à disputa deflagrada com a Colômbia sobre voos que trazem deportados de volta aos países de origem.
Na tarde deste domingo, 26, o presidente colombiano Gustavo Petro determinou uma série de medidas em resposta ao governo Trump, que decidiu taxar e cancelar vistos após os colombianos se recusarem a receber aviões de deportados em voos militares.
Pouco antes, Trump havia determinado, entre outras medidas, tarifas de 25% sobre produtos colombianos, prometendo elevá-las a 50% dentro de uma semana.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Afogamento no açude do Goiti expõe negligência da Prefeitura e falta de segurança pública
-
3POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
4ENTREVISTA
'Logo ficarão todos aos pés de seu dono': Putin comenta tensões nas relações da Europa com Trump
-
5EUA
Musk chama USAID de 'organização criminosa' e diz que é hora da agência dos EUA 'morrer'