Internacional
Lukashenko é reeleito presidente de Belarus com mais de 86% dos votos
O atual presidente de Belarus, Alexandr Lukashenko, venceu as eleições presidenciais deste domingo (26), com mais de 86% dos votos, informou Igor Karpenko, presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC).
"De acordo com os dados preliminares das comissões regionais e municipais em Minsk [...] Alexandr Lukashenko obteve 86,82% dos votos", disse ele em uma coletiva de imprensa.
Ele acrescentou que o primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Belarus, Sergei Sirankov, recebeu 3,21% dos votos; o líder do Partido Liberal Democrático de Belarus, Oleg Gaidukevich, obteve 3,2%; a empresária independente Anna Kanopatskaya, 1,86%; e o presidente do Partido Republicano do Trabalho e Justiça, Alexander Jizhniak, 1,74%.
Mais de 6,9 milhões de eleitores aptos foram às urnas. Este é o sétimo mandato consecutivo de Lukashenko, desde 1994, que governará o país pelos próximos cinco anos.
Na quarta-feira (22), os membros do Parlamento Europeu aprovaram uma resolução que pede o não reconhecimento das eleições presidenciais em Belarus e solicita à União Europeia e seus parceiros internacionais a ampliação das sanções contra autoridades e entidades belorussas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Afogamento no açude do Goiti expõe negligência da Prefeitura e falta de segurança pública
-
3POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
4ENTREVISTA
'Logo ficarão todos aos pés de seu dono': Putin comenta tensões nas relações da Europa com Trump
-
5EUA
Musk chama USAID de 'organização criminosa' e diz que é hora da agência dos EUA 'morrer'