Internacional
Analista americano explica por que o plano de Trump de imposição de tarifas será um desastre
Altas tarifas de importação e reduções fiscais sugeridos pelo presidente dos EUA, Donald Trump, exacerbarão os problemas da economia do país, escreve o analista sênior do Instituto Americano de Empreendedorismo (AEI), Desmond Lachman, em um artigo no jorn
"As tarifas de Trump serão um desastre. A combinação de reduções fiscais e tarifas de importação só aumentará a dívida pública e a inflação", diz a publicação.
Segundo observa Lachman, a política de altas tarifas e reduções fiscais internas já mostrou completo fracasso no primeiro mandato de Trump. Apesar disso, no seu segundo mandato, o presidente está tentando resolver o problema do déficit da balança de pagamentos dos EUA com os mesmos métodos fracassados, mas em grande escala.
De acordo com o economista, a razão para o fracasso da política econômica de Trump é que os descontos fiscais anulam o efeito positivo das tarifas de importação – as reduções fiscais reduzem a poupança pública e estimulam o gasto das empresas, aumentando assim o déficit da balança de pagamentos do país.
O especialista acredita que as consequências das decisões de Trump podem não se limitar ao aumento do déficit de pagamento. As altas tarifas de importação também dificultarão a luta contra a inflação e desencadearão medidas de retaliação de outros países contra os EUA. Além disso, de acordo com Lachman, as tarifas dos EUA correm o risco de empurrar os parceiros comerciais para a recessão.
Mais lidas
-
1POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação das terras Xukuru-Kariri deve ser concluída até abril, afirma coordenador da Funai
-
3CAMPEÃ
Estudante palmeirense de 17 anos conquista 1º Lugar em Medicina na UFAL em ampla concorrência
-
4TV
Demitido da Globo, Bocardi foi condenado na Justiça a pagar R$ 580 mil a banco
-
5JUSTIÇA
MPT propõe que trabalhadores em situações diferenciadas sejam preservados de desligamentos pelo Hospital Veredas