Internacional
Presidente do México diz que acordo entre Colômbia e EUA sobre imigrantes é positivo
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse nesta segunda-feira, 17, que o acordo entre a Colômbia e os Estados Unidos para extradição de imigrantes ilegais é positivo.
No domingo, 26, a Colômbia havia anunciado a proibição da entrada de imigrantes colombianos deportados pelos EUA. Em resposta, o presidente americano, Donald Trump, prometeu impor imediatamente tarifas de 25% sobre produtos colombianos. Após horas de impasse, os dois países chegaram a um acordo.
"Nos parece bem que, ao final, tenha se chegado a um acordo entre o governo da Colômbia e o governo dos Estados Unidos", disse Sheinbaum, destacando a importância do diálogo nas relações internacionais. "A ninguém faz bem tarifas nem outros mecanismos. Então, finalmente, o que entendo é que ontem à noite se chegou a um acordo entre ambos os governos cololmbiano e norte-americano e isso é bom, porque finalmente deve prevalecer o diálogo, o respeito, que é o que nós buscamos na relação com os Estados Unidos."
O México já foi referido diversas vezes como um dos alvos de Trump para a imposição de tarifas. Na semana passada, ele sugeriu a imposição de uma taxa de 25% sobre os produtos mexicanos sob a justificativa de inibir o tráfico de drogas e a imigração ilegal.
Na coletiva desta seguna, Sheinbaum confirmou que participará da próxima reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que será realizada na quinta-feira, 30.
A reunião da Celac ocorre em um contexto de aumento das tensões na América Latina devido às recentes políticas externas de Trump.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Afogamento no açude do Goiti expõe negligência da Prefeitura e falta de segurança pública
-
3POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
4FLAGRANTE
Imagem mostra momento em que jovem é assassinada a tiros na Santa Amélia
-
5CONGRESSO
Dra. Eudócia assume o Senado e apresenta projeto revolucionário na área da Saúde