Economia
Gripe aviária: Paraná prorroga emergência zoosanitária por mais 180 Dias
O governo do Paraná informou, em nota, a prorrogação por mais 180 dias da emergência zoossanitária para vigilância contra a gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1). O novo prazo foi instituído por meio do Decreto 8.721/2025, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Esta é a terceira prorrogação do decreto original, assinado em 23 de julho de 2023. De acordo com o chefe do Departamento de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rafael Gonçalves Dias, a medida visa garantir que a doença não atinja a avicultura comercial do Estado. "É importante registrar que essa é uma medida preventiva, precisamos nos manter alertas", afirmou, na nota.
A gripe aviária, doença com distribuição global e ciclos pandêmicos, foi detectada pela primeira vez no Brasil em aves silvestres, em 15 de maio de 2023. Recentemente, o vírus causou uma morte humana nos Estados Unidos e foi registrado em produções comerciais de países como Chile e Colômbia. Com a chegada do inverno no Hemisfério Norte, aves migratórias podem trazer o vírus para o Sul. Apesar do aumento dos incidentes no exterior, o Paraná não registrou nenhum caso em granjas comerciais até o momento, com a ocorrência limitada a aves silvestres.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras
-
2POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Afogamento no açude do Goiti expõe negligência da Prefeitura e falta de segurança pública
-
4INVASÃO
Indígenas Pankararó e Xukuru Kariri ocupam fazenda em Penedo alegando indicação espiritual
-
5FLAGRANTE
Imagem mostra momento em que jovem é assassinada a tiros na Santa Amélia