Internacional
Celac se reunirá na quinta (30) para discutir deportações dos EUA
Baixar
A Celac, Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, fará uma reunião de emergência nesta quinta-feira (30) para discutir a questão das deportações de imigrantes ilegais pelo governo norte-americano. O encontro foi pedido nesse domingo pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
O pedido de Petro ocorreu depois de a Colômbia recusar a entrada de aviões militares norte-americanos, que levavam imigrantes colombianos deportados nesse domingo.
Em suas redes sociais, o presidente disse que o país deve ser respeitado e os imigrantes devolvidos com dignidade.
Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que taxaria, em 25%, produtos da Colômbia que sejam importados por seu país.
Ainda no domingo, o governo colombiano anunciou que o impasse entre os dois países foi superado e que os colombianos que retornam na condição de deportados serão recebidos. Segundo a nota, o governo da Colômbia colocou à disposição o avião presidencial para facilitar o retorno dos colombianos deportados.
A Celac, fundada em 2010, é um mecanismo de diálogo que reúne os países em desenvolvimento do continente americano. Após três anos de afastamento, o Brasil se reintegrou à Celac em janeiro de 2023.
Desde sua criação, tem promovido reuniões sobre os diversos temas de interesse das nações latino-americanas e caribenhas, como educação, desenvolvimento social, cultura, transportes, infraestrutura e energia.
* Com informações da Agência Brasil
Internacional Colômbia cobra dignidade na devolução dos imigrantes Rio de Janeiro 27/01/2025 - 15:21 Roberta Lopes / Fran de Paula Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional Celac deportações EUA Colômbia Gustavo Petro Donald Trump segunda-feira, 27 Janeiro, 2025 - 15:21 1:31
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras
-
2POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Afogamento no açude do Goiti expõe negligência da Prefeitura e falta de segurança pública
-
4INVASÃO
Indígenas Pankararó e Xukuru Kariri ocupam fazenda em Penedo alegando indicação espiritual
-
5FLAGRANTE
Imagem mostra momento em que jovem é assassinada a tiros na Santa Amélia