Internacional
Chanceler do Peru diz que país vai aceitar deportações dos EUA após acordo com governo Trump
No Brasil, o primeiro grupo de deportados que chegou ao país após o inícia do governo Donald Trump desembarcou em Manaus no último sábado (25) com várias denúncias de "tratamento degradante" pelas autoridades norte-americanas. Já a Colômbia aceitou recebe
O chanceler peruano, Elmer Schialer, afirmou nesta segunda-feira (27) que o Peru aceitará a chegada de cidadãos deportados dos Estados Unidos em meio à nova política migratória implementada pela administração do presidente Donald Trump.
"Qualquer Estado tem a prerrogativa, incluindo os EUA e o Peru, de não desejar manter em seu território pessoas que infringiram a lei, seja cometendo uma infração migratória, no caso do Peru, ou um delito, no caso dos EUA. Claro que [as deportações seriam aceitas], é o mesmo que deveria acontecer quando o Peru desejar ou tiver que repatriar", disse Schialer à emissora local Latina.
Além disso, Schialer reiterou que serão implementadas facilidades para que os deportados possam se reinserir econômica e socialmente em seu eventual retorno ao Peru.
"Os peruanos que retornarem nessa situação terão todas as facilidades necessárias para sua reintegração no país. Eles terão atendimento médico, o que é algo central. Com os outros setores, avaliaremos medidas para reintegrá-los ao mercado de trabalho", afirmou o chanceler.
Conforme dados do Instituto Nacional de Estatística e Informática do Peru, cerca de 12 mil pessoas foram deportadas dos EUA desde agosto de 2022 até o momento, por diversos motivos.
Além disso, o ministro detalhou que cerca de 1,06 milhão de peruanos vivem atualmente em território norte-americano, dos quais se estima que 300 mil estejam em situação irregular.
'Tratamento degradante' de brasileiros
No último sábado, um grupo com 158 pessoas que vivia sem autorização nos Estados Unidos chegou a Manaus algemado e com correntes nos pés. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, declarou que o Brasil fará um pedido de explicações ao governo norte-americano sobre o tratamento, que chamou de "degradante", dos passageiros.
Na sexta-feira, um voo com 158 pessoas que viviam ilegalmente nos EUA, sendo 88 brasileiros, partiu do país norte-americano em direção ao Brasil. A aeronave era esperada às 20h00 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, fazendo escala em Manaus (AM), mas precisou passar por reparos de emergência.
Por orientação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os passageiros em Manaus e flagrou a situação. O ministro alertou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o que classificou como "desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros", em nota oficial.
Lula então determinou o envio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar os cidadãos até o destino final.
Também nesta segunda, a Colômbia concordou em aceitar voos com imigrantes deportados dos EUA, então as sanções anunciadas anteriormente pelo presidente dos EUA, Donald Trump, não entrarão em vigor se Bogotá continuar a aceitá-los, disse a Casa Branca.
"O governo da Colômbia concordou com todos os termos do presidente Trump, incluindo a aceitação irrestrita de todos os estrangeiros ilegais da Colômbia que retornaram dos Estados Unidos, inclusive em aeronaves militares dos EUA, sem limitação ou atraso", diz o comunicado.
O presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu durante a campanha eleitoral uma operação de deportação em massa de imigrantes. Após assumir o cargo em 20 de janeiro, Trump decretou emergência nacional na fronteira sul com o México e ordenou o envio de milhares de tropas para apoiar as autoridades de imigração na segurança da fronteira.
Além disso, determinou a deportação imediata de todos os imigrantes que ingressassem ilegalmente no país pela fronteira sul.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
2ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
3OBITUÁRIO
Comunicadora Josy Carvalho é encontrada morta em apartamento em Arapiraca
-
4INVASÃO
Indígenas Pankararó e Xukuru Kariri ocupam fazenda em Penedo alegando indicação espiritual
-
5NUDEZ
Bianca Censori: quem é a esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy?