Geral
Moradores do Biu participam de ação de combate à hanseníase
A Unidade de Referência em Saúde (URS) Dr. Hamilton Falcão, Benedito Bentes, recebeu nesta segunda-feira (27), atividades da campanha Janeiro Roxo, voltada à prevenção e combate à hanseníase no 6º Distrito. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) e será levada a todos os distritos sanitários da capital alagoana.
O médico especialista em hanseníase, Apolônio Carvalho, destacou os principais sinais que a população deve observar. “As primeiras manifestações clínicas da hanseníase são manchas na pele, que podem ser manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou mesmo acastanhadas e elas precisam apresentar alteração de sensibilidade”, explica o médico.
“Quando a pessoa tem lesões na pele com alteração de sensibilidade ao quente e ao frio, a dor e ao toque ou mesmo uma mancha sem alteração, ela deve ficar atenta e procurar o serviço médico, porque pode ser hanseníase. O dia de hoje na unidade de saúde foi muito proveitoso, pois fizemos diagnóstico de um caso de hanseníase, descartamos outros suspeitos e já podemos dar segmento ao tratamento desse paciente em tempo oportuno”, completou Apolônio Carvalho.
O especialista orienta que é fundamental reforçar para a população que a hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito, oferecido pelo SUS. A cadeia de transmissão só é rompida se o paciente realizar o tratamento completo. O diagnóstico precoce é essencial, assim como o exame de todos os contatos que moram no mesmo domicílio do paciente, para identificar possíveis casos suspeitos.
Próximas ações:
29/01 – 4º Distrito Sanitário
URS Antônio de Pádua – Petrópolis (Tarde)
04/02 – 7º Distrito Sanitário
URS Ib Gatto – Tabuleiro do Martins (Manhã)
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras
-
2POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Afogamento no açude do Goiti expõe negligência da Prefeitura e falta de segurança pública
-
4INVASÃO
Indígenas Pankararó e Xukuru Kariri ocupam fazenda em Penedo alegando indicação espiritual
-
5FLAGRANTE
Imagem mostra momento em que jovem é assassinada a tiros na Santa Amélia