Internacional
Mais de 300 mil palestinos retornam ao norte da Faixa de Gaza após cessar-fogo com Israel
Mais de 300 mil palestinos deslocados retornaram nesta segunda-feira (27) do centro e do sul da Faixa de Gaza para o norte do enclave palestino, informaram as autoridades locais em um comunicado.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majid al-Ansari, afirmou que as autoridades israelenses permitiriam que os palestinos deslocados começassem a retornar do sul da Faixa de Gaza para os bairros do norte do enclave em troca de um acordo para liberar três reféns israelenses até sexta-feira (31).
O Hamas liberou, na semana passada, um segundo grupo de reféns no âmbito do acordo feito com Israel. Em troca da liberação, 200 prisioneiros palestinos foram libertados, incluindo aqueles condenados à prisão perpétua por terrorismo.
Em 15 de janeiro, Israel e o Hamas acordaram um cessar-fogo de 42 dias com a mediação do Catar, do Egito e dos Estados Unidos, que entrou em vigor em 19 de janeiro.
A trégua, mediada por Catar, Egito e Estados Unidos, tem o objetivo de encerrar o conflito iniciado após um ataque do Hamas em Israel, que resultou na morte de 1,1 mil pessoas e no sequestro de cerca de 250 pessoas.
A primeira fase do acordo prevê a libertação de 33 reféns israelenses em troca de cerca de mil prisioneiros palestinos. Além disso, as tropas israelenses devem recuar para as fronteiras da Faixa de Gaza.
Este é o segundo cessar-fogo no conflito: o primeiro foi acordado em novembro de 2023 e durou apenas seis dias.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
2ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
3OBITUÁRIO
Comunicadora Josy Carvalho é encontrada morta em apartamento em Arapiraca
-
4INVASÃO
Indígenas Pankararó e Xukuru Kariri ocupam fazenda em Penedo alegando indicação espiritual
-
5NUDEZ
Bianca Censori: quem é a esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy?