Internacional

Inteligência russa: Moscou não será isolada, pois Sul Global tem interesse em cooperar com Rússia

Embora o Ocidente siga tentando prejudicar a economia russa, o país não ficará isolado, porque os países do Sul Global, ou seja, da maioria global, entendem seu interesse em continuar as operações comerciais com Moscou, disse o diretor do Serviço de Intel

28/01/2025
Inteligência russa: Moscou não será isolada, pois Sul Global tem interesse em cooperar com Rússia
Foto: © Sputnik / Vladimir Pesnya

Em uma entrevista para a Sputnik, o chefe da inteligência estrangeira russa advertiu que o ano de 2025 "não vai ser calmo" no mundo.

"As tentativas por parte do bloco ocidental de prejudicar a economia russa vão continuar, é claro", afirmou.

Porém, ele apontou para o fato de até os maiores apoiadores da política de sanções do Ocidente admitirem que a economia russa se adaptou à pressão econômica.

Além disso, a ordem mundial está mudando e a hegemonia dos Estados Unidos e do Ocidente está gradualmente se deteriorando e perdendo o controle, disse Naryshkin.

"Ao mesmo tempo, o mundo está testemunhando o surgimento de novos atores poderosos e com autoridade, que já têm grande potencial: o potencial de desenvolvimento, o potencial de garantir a segurança e a estabilidade no mundo."

Entre esses atores ele referiu, entre outros, a China, a Índia e a Rússia, que fazem parte do bloco BRICS, presidido pelo Brasil em 2025.

O diretor do SVR também não excluiu a possibilidade de que "algumas elites ocidentais" se esforcem para "desencadear um ou outro conflito internacional".

"Mas a Rússia não pode ser isolada nem no sentido político, nem no informacional, nem no econômico, porque os países do Sul Global, os países da maioria global entendem seu interesse em seguir desenvolvendo o comércio internacional, em continuar as operações comerciais com a Federação da Rússia", concluiu.

Por Sputinik Brasil