Geral
Ufal celebra posse de 42 novos servidores com solenidade emocionante
Sala dos Conselhos ficou lotada com os empossados, amigos e familiares
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou, na manhã desta segunda-feira (27), uma solenidade para dar posse a 42 novos servidores. Entre os empossados, estão assistentes em administração, uma enfermeira e professores da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). O evento foi presidido pela reitora em exercício, Eliane Cavalcanti, na Sala dos Conselhos, que ficou completamente lotada com a presença de familiares e amigos dos novos integrantes da instituição.
Em sua fala, Eliane destacou o papel essencial dos servidores na continuidade da excelência acadêmica e administrativa da Ufal. “É uma alegria imensa receber esses novos servidores que chegam para oxigenar a nossa universidade. A Ufal é uma instituição que resiste e é resiliente. É graças às pessoas que compõem esta casa que seguimos firmes no compromisso com a educação pública de qualidade”, afirmou.
O ambiente foi tomado por momentos de muita emoção, com os novos servidores destacando a importância da conquista e o desejo de contribuir para o fortalecimento da universidade. Para muitos, a posse representa não apenas a realização de um sonho profissional, mas também a oportunidade de fazer a diferença na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo.
Entre os empossados, alguns já tinham uma ligação com a Ufal de muitos anos. É o caso de Marilene Costa. Ela foi aluna da universidade e depois prestou serviço por algum tempo na Escola Técnica de Artes (ETA). “Não é um caminho fácil, mas eu desejava muito e corri atrás. Foram muitas horas de estudo. Estou muito feliz com essa conquista”, comemorou a nova servidora.
A reitora convidou a professora Rita Namé, que foi diretora da ETA e agora está aposentada, para entregar o termo de posse de Marilene. “Fiz questão de prestigiar esse momento, porque ela foi uma funcionária competente e muito prestativa, fico feliz que agora seja uma servidora efetiva da Ufal”, ressaltou a professora.
Thiago Ferro também foi aluno da Ufal, no curso de Engenharia de Energia. Aos 25 anos, tomou posse no cargo de Assistente em Administração. A mãe dele, a jornalista Iracema Ferro, também formada pela Ufal, estava muito feliz com a conquista do filho. “Pretendo continuar estudando. Quero fazer doutorado em Engenharia Química e seguir a carreira acadêmica aqui na Universidade”, planeja o jovem servidor.
Outro egresso da Ufal que estava comemorando a posse foi Sirlandro Rodrigues. Ele se formou em Engenharia Civil, no Campus do Sertão. “Para mim, é uma honra muito grande fazer parte desta equipe. Eu conheço bem o ótimo trabalho realizado pela Ufal no sertão. Onde quer que eu fique lotado, quero desempenhar da melhor forma o meu trabalho. Minha família está toda aqui comigo celebrando este momento”, relatou.
Ser aprovado num concurso público também promove mudanças na vida da família. É o caso de Diego Albuquerque, que é servidor municipal em Recife, estudante de Psicologia e está, junto com a companheira dele, no processo de adoção de uma menina. “Vou ver se consigo transferir meu curso para concluir aqui na Ufal. Eu conheci Maceió quando minha companheira fazia residência na cidade e me apaixonei pelo lugar. Vir para cá é um grande presente, e justo hoje que é meu aniversário”, contou o servidor, que teve direito à música de parabéns ao receber o termo de posse.
E por falar de alegria em família, teve celebração em dose dupla. O casal, Raphaela Marinho e Reynner Marinho, estudou junto e obteve a aprovação de ambos. Com a filha de apenas dois meses nos braços, eles estavam muito felizes. Raphaela é enfermeira e vai ser lotada no Hospital Universitário. Reynner foi empossado como assistente em Administração. “Eu vou concluir o período de licença maternidade para assumir efetivamente o cargo. Para a nossa família, essa foi uma grande oportunidade”, disse a enfermeira recém-empossada.
Também teve comemoração coletiva nesta posse. Surama Angélica, diretora do Colégio de Aplicação Telma Vitória (CapTV), foi chamada cinco vezes para entregar termos de posses às novas professoras. “Para nós é uma grande conquista. Lutamos muito pela garantia dos cinco códigos de vagas para professores do CapTV. Com esse reforço vamos cumprir a nossa missão de ser referência na educação básica, atendendo com qualidade aos filhos dos servidores, alunos e da comunidade”, destacou a diretora.
A cerimônia encerrou-se com aplausos calorosos e votos de sucesso a todos os novos membros da comunidade universitária. Muitas fotos e abraços para marcar esse momento. “A chegada dos novos servidores reforça o compromisso da Ufal com a ampliação de sua capacidade administrativa e acadêmica, essencial para continuar cumprindo sua missão de transformar vidas por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, finalizou a reitora em exercício, Eliane Cavalcanti.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
2ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
3OBITUÁRIO
Comunicadora Josy Carvalho é encontrada morta em apartamento em Arapiraca
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homem é flagrado praticando atos libidinosos e conduzido ao CISP em Palmeira dos Índios
-
5NUDEZ
Bianca Censori: quem é a esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy?