Economia
Necessidade líquida de financiamento do Governo Geral atinge 7,6% do PIB no 3º tri, diz Tesouro
![Necessidade líquida de financiamento do Governo Geral atinge 7,6% do PIB no 3º tri, diz Tesouro](http://img.dhost.cloud/JYMZB7Ngmsctjag0s2F2zMd9hn0=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/1683812127.jpg)
A necessidade líquida de financiamento do Governo Geral - que engloba Governo Central, Estados e municípios - alcançou 7,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2024, informou o Tesouro Nacional. É um aumento de 0,9 ponto do PIB em relação ao mesmo período de 2023, quando foi necessário financiar o equivalente a 6,7% do PIB.
O Governo Central, que inclui Tesouro, Previdência e Banco Central, precisou de 6,2% do PIB em financiamento no período.
Os Estados e municípios tiveram de financiar, cada um, 0,7% do PIB.
Os números constam do boletim de estatísticas fiscais do governo geral do terceiro trimestre, divulgado nesta terça-feira, 28.
De acordo com o documento, a receita do governo geral aumentou 0,9 ponto porcentual do PIB no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de 35,8% para 36,7% do PIB. Mas o crescimento da arrecadação foi menor do que o das despesas e investimentos líquidos, que avançaram 1,78 ponto, de 42,5% para 44,3% do PIB.
O crescimento das receitas reflete, principalmente, um incremento de 1,37 ponto do PIB nos impostos sobre bens e serviços, distribuído entre as três esferas de governo.
"No governo central, destaca-se o aumento da arrecadação do PIS e Cofins, impulsionado pela reoneração e mudanças nas bases de cálculo previstas na Lei nº 14.592/2023 e na MP nº 1.163/2023, além de fatores como o crescimento nas vendas e serviços e aumento das importações", diz o texto.
Nas despesas, o principal destaque foi a elevação de 0,63 ponto do PIB no uso de bens e serviços, puxado pelos governos estaduais e municipais, segundo o Tesouro.
"Destaque também para o aumento das despesas com benefícios previdenciários e assistenciais, que apresentaram uma elevação de 0,30 ponto do PIB", afirma o órgão, citando a antecipação do pagamento de precatórios para o Rio Grande do Sul.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
2ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
3OBITUÁRIO
Comunicadora Josy Carvalho é encontrada morta em apartamento em Arapiraca
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homem é flagrado praticando atos libidinosos e conduzido ao CISP em Palmeira dos Índios
-
5NUDEZ
Bianca Censori: quem é a esposa de Kanye West que apareceu nua no Grammy?