Variedades
Filme documentou o cotidiano de Marina Colasanti
![Filme documentou o cotidiano de Marina Colasanti](http://img.dhost.cloud/jcmn36s_vpgR41EISY3UG1r7vLg=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/imagem-2025-01-28-192818166.png)
Pouco mais de dois meses atrás, em novembro, a escritora Marina Colasanti, que morreu nesta terça-feira, 28, ganhou um documentário feito por sua filha, Alessandra Colasanti.
Intitulado Marina Colasanti: Entre a Sístole e a Diástole, o documentário traz fotos e vídeos familiares de Marina que são cobertos por trechos de entrevistas dadas em vida, revelando um pouco do cotidiano da autora, do seu processo criativo e da intimidade da sua casa.
Nas imagens, pode-se ver Marina brincando com o neto, trabalhando, ao lado do marido, o poeta Affonso Romano de SantAnna, cozinhando ou servindo refeições em casa. Nos áudios, Marina fala da sua obra, relembra as referências que a inspiraram a escrever e ilustrar seus livros e lê trechos da sua obra.
O título do vídeo faz uma referência ao poema No Exato Momento, que a autora lê no documentário.
O filme de pouco mais de oito minutos foi exibido em primeira mão na cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti, em 19 de novembro do ano passado. Na ocasião, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pela premiação, deu a Marina o título de Personalidade Literária do Ano. O reconhecimento se juntou a nove estatuetas do Jabuti que Marina colecionou ao longo da vida.
Confira aqui
Em nota, a CBL lamentou o falecimento da escritora. "Marina Colasanti dedicou sua vida a criar obras que emocionaram e inspiraram leitores de todas as idades. Seu talento foi reconhecido por inúmeras premiações, entre elas nove estatuetas do Prêmio Jabuti, que evidenciam sua grande contribuição para a cultura e a literatura nacional", diz a nota.
Leia o poema No Exato Momento:
Tão passageira a vida,
e é só o que temos.
E a tudo o que nela cabe
damos importância,
quando o que conta é o trânsito
de ar e sangue
que sístole e diástole garantem.
Haverá adiante
um ponto de mudez
e o último esforço das válvulas
uma e outra
arremessando o sol na escuridão
e entornando as estrelas
da Via Láctea.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
2ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
3OBITUÁRIO
Comunicadora Josy Carvalho é encontrada morta em apartamento em Arapiraca
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homem é flagrado praticando atos libidinosos e conduzido ao CISP em Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereador Helenildo Neto propõe projetos para fortalecer ética na administração pública afastando criminosos do serviço público e garantir transporte para crianças com deficiência