Economia
Bolsas da Europa sobem com tecnologia impulsionada por ASML, mas LVMH pesa em Paris
São Paulo, 29/01/2025 - As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã desta quarta-feira, à medida que ações de tecnologia avançam na esteira do forte balanço da holandesa ASML, que fabrica equipamentos para a produção de semicondutores. A de Paris, no entanto, é pressionada por ações do setor de luxo.
Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,46%, a 534,02 pontos.
Mais cedo, a ASML divulgou encomendas trimestrais que superaram de longe a previsão de analistas, em um momento em que a explosiva demanda por inteligência artificial (IA) impulsiona o desenvolvimento de semicondutores cada vez mais sofisticados.
No horário acima, a ação da companhia holandesa, que também agradou em termos de lucro e receita, saltava quase 10% em Amsterdã. Como resultado, a ASML se recuperou por completo do tombo de 7% que sofreu no começo da semana, quando surgiram preocupações com o sucesso do recém-lançado chatbot chinês DeepSeek. Já o subíndice europeu de tecnologia exibia robusta alta de 3,9%.
Por outro lado, o setor de luxo amarga fortes perdas hoje, após o resultado de vendas da francesa LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, a maior do setor. Embora a LVMH tenha garantido vendas acima do esperado, o fraco avanço da receita indica que a indústria ainda não está preparada para uma reviravolta após meses de demanda fraca por bens de luxo.
Em Paris, a LVMH caía 6% no horário já mencionado, arrastando a também francesa Kering - controladora da Gucci - (-5,95%) e a italiana Salvatore Ferragamo (-2,70%).
Do noticiário macroeconômico, pesquisa da GfK mostrou que a confiança do consumidor na Alemanha voltou a se deteriorar neste começo de ano, enquanto dados preliminares do PIB espanhol apontaram crescimento maior do que previsto no último trimestre de 2024.
Investidores na Europa também estão na expectativa para a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que hoje provavelmente deixará seus juros inalterados após três reduções consecutivas. O anúncio do Fed, porém, só virá depois que os negócios com ações europeias já estiverem encerrados.
Amanhã (30), é a vez do Banco Central Europeu (BCE), e a expectativa é de novo corte de juros na zona do euro.
Às 6h53 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,10% e a de Frankfurt avançava 0,58%, enquanto a de Paris recuava 0,36%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,21%, 0,39% e 0,33%, respectivamente.
Contato: [email protected]
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereador Helenildo Neto propõe projetos para fortalecer ética na administração pública afastando criminosos do serviço público e garantir transporte para crianças com deficiência
-
2ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
3JOGO DURO
Mesa da Câmara de Vereadores de Palmeira propõe emenda que pode levar à cassação do prefeito por omissão de informações
-
4OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Após tragédia, Vereadores de Palmeira dos Índios acatam sugestões da Tribuna do Sertão para segurança no Açude do Goití