Alagoas
Casal e MPAL realizam ação para cadastro na Tarifa Social e beneficiam 200 famílias em Arapiraca
![Casal e MPAL realizam ação para cadastro na Tarifa Social e beneficiam 200 famílias em Arapiraca](http://img.dhost.cloud/Vti3gvIUePpzlbDn7-kb4FsamNY=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/6d303c5a76e96a7f124dc1c9579a00ce644bfcdd.jpeg)
Uma ação conjunta entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e o Ministério Público (MPAL) atendeu 200 moradores de Arapiraca, que foram cadastradas na Tarifa Social – que oferece desconto de 50% na fatura de água para famílias de baixa renda – e renegociaram débitos com parcelamento facilitado. O atendimento foi realizado em duas etapas, nas duas últimas semanas.
As atividades começaram no Residencial Agreste, onde, na última segunda (20) e terça-feira, 90 moradores foram atendidos na Associação das Mulheres e na creche do residencial. Já nesta semana, nos dias 27 e 28, a ação ocorreu no Residencial Nossa Senhora Aparecida, totalizando 110 atendimentos.
Previsto na Lei 14.898/2024, o benefício é destinado a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O desconto também é concedido para famílias com membros que tenham deficiência ou idosos a partir de 65 anos que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outro benefício equivalente.
![](http://alagoas.al.gov.br/imagens/conteudos/8c879a4c4ce494a60982930d1d6e6e4e//cccc.jpeg)
Para realizar o cadastro, os interessados precisaram apresentar documento do imóvel ou contrato de locação (no caso de inquilinos), fatura de água em nome do solicitante, comprovante de inscrição no CadÚnico ou cartão BPC, e declaração do INSS, quando necessário.
O presidente da Casal, Luiz Neto, destacou a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade de vida da população. “Promover o acesso à Tarifa Social é uma forma de levar mais saúde e dignidade para famílias em situação de vulnerabilidade. Essa parceria com o MPAL fortalece o compromisso da Casal com a universalização do saneamento, além de proporcionar um caminho para regularização de débitos.”, enfatizou.
O promotor Rogério Paranhos, do MPAL, que acompanhou a ação, também elogiou os resultados. “Esse benefício é um alívio para muitas famílias. A parceria com a Casal tem sido muito produtiva, trazendo resultados concretos para quem mais precisa. São ações como essa que fazem a diferença no dia a dia das pessoas”, afirmou.
![](http://alagoas.al.gov.br/imagens/conteudos/8c879a4c4ce494a60982930d1d6e6e4e//1.jpeg)
Quem ainda não se cadastrou na Tarifa Social ou deseja negociar débitos pode procurar a Casal pelo Fone Fácil: 0800 082 0195. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados e domingos, das 7h às 19h. A ligação é gratuita e recomenda-se ter uma fatura de água em mãos para agilizar o atendimento.
Mais lidas
-
1ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereador Helenildo Neto propõe projetos para fortalecer ética na administração pública afastando criminosos do serviço público e garantir transporte para crianças com deficiência
-
3JOGO DURO
Mesa da Câmara de Vereadores de Palmeira propõe emenda que pode levar à cassação do prefeito por omissão de informações
-
4OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Após tragédia, Vereadores de Palmeira dos Índios acatam sugestões da Tribuna do Sertão para segurança no Açude do Goití