Internacional
Governo Trump vai deportar estudantes estrangeiros que participaram de protestos pró-Palestina
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinará uma ordem executiva nesta quarta-feira (29) que incluirá a deportação de estudantes estrangeiros que participaram de protestos pró-Palestina no ano passado. A informação é da Reuters, que citou um funcionário d
Conforme documento citado pela agência de notícias, o republicano prometeu encontrar e deportar "estrangeiros residentes que participaram" dos atos contra o massacre promovido por Israel na Faixa de Gaza. Além de destruir praticamente toda a infraestrutura do enclave, o conflito deixou mais de 46 mil mortos.
Trump também prometeu cancelar os vistos de estudante considerados "simpatizantes do Hamas em campi universitários".
Numerosos protestos pró-Palestina foram registrados em centros universitários em todo os Estados Unidos ao longo de 2024. Na época, os manifestantes pediam o fim do apoio militar, financeiro e diplomático dos EUA às operações militares de Israel na Faixa de Gaza, lançadas em resposta ao ataque do Hamas em 7 de outubro.
Os estudantes também pediram que as universidades condenassem a campanha militar de Israel em Gaza, além de acabar com investimentos em empresas ligadas a Israel e programas de estudo no exterior em universidades do país.
Trump prometeu durante a campanha eleitoral uma operação de deportação em massa de imigrantes. Após assumir o cargo, em 20 de janeiro, Trump decretou emergência nacional na fronteira sul com o México e ordenou o envio de milhares de tropas para apoiar as autoridades de imigração na segurança da fronteira.
Além disso, determinou a deportação imediata de todos os imigrantes que ingressassem ilegalmente no país pela fronteira sul.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura publica mais portarias de nomeações nesta quinta-feira
-
2EUA
Trump manterá Copa do Mundo, mas poderá dispensar México e Canadá, diz analista
-
3O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte recua e busca apoio do Legislativo para aprovar a LDO
-
5FLAGRANTE
Casal flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira é paciente do Caps da cidade; secretaria nega