Alagoas
Janeiro Roxo: Sesau promove III Seminário Estadual de Hanseníase com apresentação de experiências exitosas na área
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu nessa terça-feira (28) o III Seminário Estadual de Hanseníase. No evento, também foi realizada a 3ª Mostra de Experiências Exitosas na área. A iniciativa faz parte da programação da campanha Janeiro Roxo, mês voltado à conscientização e combate à doença infecciosa, contagiosa e que afeta a pele e os nervos.
Durante o seminário, foi apresentado o cenário epidemiológico da doença em Alagoas e também foi realizada uma roda de conversa com especialistas no tema. Em 2024, Alagoas registrou 254 casos novos de hanseníase, uma redução de 32% na comparação com 2023, ano que contabilizou 374 casos. Os municípios que mais tiveram casos novos foram Maceió, Arapiraca, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Coruripe e Maragogi.
Ao final do evento, representantes dos municípios de União dos Palmares e São José da Tapera apresentaram experiências exitosas no controle e combate da hanseníase, e foram homenageados.
A enfermeira na Área Técnica de Vigilância e Eliminação da Hanseníase, Rayssa Teixeira, ressaltou a relevância do evento para o desenvolvimento de políticas públicas na área. “Nosso objetivo é discutir e compartilhar experiências sobre a assistência e vigilância em hanseníase, uma doença que ainda tem tanto impacto na saúde pública do nosso estado”, disse.
O seminário foi voltado para coordenadores de Atenção Primária e Vigilância dos 102 municípios do estado, profissionais de saúde que trabalham com Hanseníase, além da sociedade civil. Antes do término, os técnicos da Sesau promoveram um desafio com a participação dos municípios para a correção de falhas em fichas de notificação da doença.
“A gente lançou esse desafio, separando os municípios em grupos e eles têm até o dia 15 de fevereiro para realizar essas correções. Ao término dessa etapa, vamos promover um evento para premiar aqueles que fizerem o maior percentual de correções nas fichas do banco de dados no Sinan [Sistema de Informação de Agravos de Notificação]”, explicou Rayssa Teixeira.
A coordenadora da Atenção Básica do município de São Miguel dos Milagres, enfermeira Joanna Francyne, destacou a importância do seminário. “Nós pudemos discutir sobre as situações nos municípios e ter mais clareza no planejamento e na orientação para os pacientes que atendemos”, pontuou.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura publica mais portarias de nomeações nesta quinta-feira
-
2EUA
Trump manterá Copa do Mundo, mas poderá dispensar México e Canadá, diz analista
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte recua e busca apoio do Legislativo para aprovar a LDO
-
4O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
5FLAGRANTE
Casal flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira é paciente do Caps da cidade; secretaria nega