Internacional

Após anos de guerra civil: restaurar papel da Síria no cenário mundial é prioridade, diz liderança

No fim do ano passado, após mais de uma década de intensa guerra civil, o governo do ex-presidente Bashar al-Assad foi derrubado após a tomada da capital Damasco. Em meio à tentativa de aproximação com as instituições globais, o chefe da nova liderança do

Por Sputinik Brasil 29/01/2025
Após anos de guerra civil: restaurar papel da Síria no cenário mundial é prioridade, diz liderança
Foto: © AP Photo / Alexander Zemlianichenko

Restabelecer as instituições de poder e o papel da Síria no cenário mundial e regional são tarefas prioritárias, declarou o chefe da nova liderança do país, Ahmad Ash-Sharaa.

"As tarefas prioritárias da Síria hoje são preencher o vácuo de poder, garantir a segurança da população, construir instituições de governo, trabalhar na base econômica e devolver à Síria o seu lugar no cenário mundial e regional", disse Ash-Sharaa, conforme a mídia local.

De acordo com o chefe da nova administração, a mudança de poder em Damasco deu esperança à população síria de criar um novo futuro pacífico e baseado na lei.

No final de novembro de 2024, formações armadas da oposição iniciaram uma grande ofensiva contra as posições do Exército sírio. Já em 8 de dezembro, entraram em Damasco, e Bashar al-Assad deixou o cargo de presidente e partiu do país.

Dias depois, Mohammed al-Bashir, que liderava o chamado governo de salvação na província de Idlib, anunciou sua nomeação como chefe do gabinete sírio durante um período de transição, que durará até 1º de março de 2025.