Economia
CNI considera 'injustificado' aumento da Selic para 13,25% ao ano
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considerou "injustificado" o aumento de um ponto porcentual da taxa Selic, para 13,25% ao ano, conforme anunciado nesta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom). "É mais um movimento da política monetária que ocorre em consequência da longa cultura de juros reais elevados que persiste no Brasil. Com a decisão, o Banco Central mostra que persiste em uma única ferramenta de política monetária - a elevação dos juros -, no enfrentamento de expectativas de inflação", diz a CNI em nota.
"Com a decisão, o Banco Central mostra que continua ponderando equivocadamente os fatos econômicos mais relevantes do cenário atual, principalmente no que diz respeito ao quadro fiscal e à desaceleração da atividade do País", diz o presidente da CNI, Ricardo Alban.
A entidade avaliou ainda que a decisão do Copom não leva em conta os efeitos da aprovação do pacote fiscal, que ainda deve ser ampliado neste ano. "O fato é que a meta de resultado primário será cumprida em 2024 - considerando sua banda inferior - e, de acordo com as estimativas da CNI, também deve ser cumprida em 2025, pois depende de um contingenciamento de R$ 4,2 bilhões, levando-se em conta o limite inferior da meta", diz a nota.
Para a CNI, a alta do juros representa mais custos financeiros para as empresas e os consumidores e perda adicional de emprego e renda.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura publica mais portarias de nomeações nesta quinta-feira
-
3O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
4IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
5EUA
Trump manterá Copa do Mundo, mas poderá dispensar México e Canadá, diz analista