Internacional
Cuba denuncia plano dos EUA de usar base de Guantánamo para prender deportados: 'Ato de brutalidade'
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, denunciou como um "ato de brutalidade" o anúncio do governo dos Estados Unidos de que usará a base de Guantánamo como centro de detenção para os migrantes expulsos do país pela administração do presidente Donald Tr
![Cuba denuncia plano dos EUA de usar base de Guantánamo para prender deportados: 'Ato de brutalidade'](http://img.dhost.cloud/QzowlzuSA62Br2q7PS3GZEHT_A8=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/a26f8181c3c0c89513c80961be505d96242f9ac7.jpg)
"Em um ato de brutalidade, o novo governo dos EUA anuncia o encarceramento na base naval de Guantánamo, localizada em território cubano ilegalmente ocupado, de milhares de migrantes que expulsa à força, colocando-os junto às conhecidas prisões de tortura e detenção ilegal", declarou o presidente cubano na rede social X (antigo Twitter) nesta quarta-feira (29).
Mais cedo, a secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Kristi Noem, informou sobre os planos do governo Trump de enviar para Guantánamo os migrantes deportados que forem rejeitados por seus países de origem.
A funcionária disse ainda que a Casa Branca está "avaliando e debatendo" o tema para determinar como usar os recursos federais neste momento antes de decidir como "manter os Estados Unidos seguros".
Entre as primeiras ordens executivas assinadas por Trump, estão ações para deportações em massa de migrantes em situação irregular nos EUA. Durante a campanha, o republicano prometeu fazer a maior operação da história.
Guantánamo já foi usada para deter 'terroristas'
A base naval de Guantánamo já foi usada como centro de detenção para pessoas que Washington classificou como terroristas, e os maus-tratos sofridos foram denunciados por diferentes organismos internacionais.
Além disso, Cuba já solicitou a devolução do território por considerar que os EUA ocupam a área ilegalmente desde o início do século XX.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura publica mais portarias de nomeações nesta quinta-feira
-
3O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
4IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
5EUA
Trump manterá Copa do Mundo, mas poderá dispensar México e Canadá, diz analista