Brasil
Streaming público e regulação de plataformas: as prioridades do Ministério da Cultura em 2025
Durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, representantes do Ministério da Cultura revelaram a intenção do governo em colocar no ar ainda em 2025 um streaming público, além de discutir com o Congresso a regulação das plataformas que operaram no Brasil.
![Streaming público e regulação de plataformas: as prioridades do Ministério da Cultura em 2025](http://img.dhost.cloud/w_eT-fGcMrEUxHpDgcCU5EORUH0=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/c51d4644faad7e111b7f7ced35b1fe4dbe73b9be.jpg)
Uma das atividades do evento em Minas Gerais é o Fórum Tiradentes, que discute políticas para o setor no Brasil. "É urgente que a gente resolva nesse ano a regulação para o VOD [sigla em inglês para vídeo sob demanda]", disse na mesa de abertura a secretária nacional do Audiovisual, Joelma Gonzaga, em declaração repercutida pela Agência Brasil.
A regulação do setor, conforme a especialista, garantiria um percentual mínimo de produções nacionais em plataformas como Max, Disney+, Netflix e Amazon Prime.
"Nenhum dos países considerados grandes potências da indústria do audiovisual chegou a esse lugar sem defender a sua produção nacional. França, Coreia do Sul, os próprios Estados Unidos, enfim, todos têm mecanismo de defesa de proteção da sua propriedade intelectual. E se a gente protege isso, há uma reação em cadeia. A gente está impulsionando a economia, as nossas produtoras", acrescentou.
Streaming público para produções nacionais
Outra política que está em andamento no Ministério da Cultura é a criação de um streaming público que vai disponibilizar diversas produções audiovisuais do Brasil. O projeto já está na fase de testes.
"A gente precisava de obras para além daquelas que o governo federal já têm direito. Temos o acervo da Cinemateca Brasileira, onde tem, por exemplo, envolvimento do IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e da Fundação Palmares. Tem acervo da Funarte [Fundação Nacional de Artes]. Todos esses vão compor o streaming. Mas queremos que a produção contemporânea também esteja lá representada", declarou à Agência Brasil a diretora de preservação e difusão audiovisual da Secretaria do Audiovisual (SAv), Daniela Santana Fernandes.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
3O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
4MACEIÓ
Campeonato alagoano movimenta cardume de nadadores neste domingo
-
5ENTREVISTA
Mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro promete retirar Brasil do BRICS e da OMS caso volte ao poder