Geral
Encomenda apreendida em Cumbica tinha morcegos; ratos empalados e camaleões
Uma bagagem que chegou ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na tarde de terça-feira, 28, vinda da Nigéria, continha ratos empalados, morcegos, camaleões, cabeças de cobra, bagres secos e até uma cabeça decapitada de um cachorro. Todas as peças estavam sendo devoradas por larvas.
A bagagem era uma encomenda e o destinatário aguardava do lado de fora da área de fiscalização. Identificado pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura e Pecuária, a partir de imagens de raio X, o material orgânico foi apreendido e encaminhado para incineração. A pasta não informou se foi aplicada sanção ao destinatário, cujo nome não foi divulgado. Também não se sabe o que o destinatário faria com os animais mortos.
A Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério impede a entrada de materiais orgânicos desse tipo no País por questões sanitárias. Segundo o órgão, se não forem devidamente tratados e certificados, produtos de interesse agropecuário podem carrear larvas, insetos ou outros micro-organismos que representam risco de introduzir doenças e pragas no Brasil, comprometendo a produção agropecuária nacional.
O ministério informou que a apreensão de animais em bagagens não é incomum. No final de novembro, o Vigiagro do aeroporto de Guarulhos interceptou uma bagagem com 386 tartaruguinhas de casco mole chinesas.
Mais lidas
-
1SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024
-
2O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
3FOLIA XUCURÚ
Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia edital de apoio ao Carnaval 2025 com incentivo financeiro para blocos de rua; veja valores
-
4NO AGRESTE
Aprovados em concurso de Feira Grande denunciam morosidade nas nomeações
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas