Geral
Bienal da UNE leva ao Recife debate sobre política, cultura e educação
Educação, Bienal da Une, fotógrafo Evandro Teixeira, política, Cultura, Educação
![Bienal da UNE leva ao Recife debate sobre política, cultura e educação](http://img.dhost.cloud/6QKVRjODb6kUDxOUCUydHKc3ewQ=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/e2b4bc093dfeb9e19b574ab5407dc4b6c3e28e1d.jpeg)
Estudantes de todos os cantos do país estão reunidos na cidade de Recife para participar da 14ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento, aberto ontem (29), vai até o próximo domingo (2), incluindo shows, debates, mostras de artes visuais, artes do corpo, fotografia, audiovisual, literatura, performances artísticas e também uma mostra científica.
![](https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1628490&o=rss)
![](https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1628490&o=rss)
A organização do evento, estima que mais de 10 mil participantes estarão na capital pernambucana debatendo sobre os rumos da arte no país.
Notícias relacionadas:
- Familiares e amigos dão o último adeus ao fotógrafo Evandro Teixeira.
- Estudantes indígenas buscam mais espaço e apoio nas universidades.
- Brasil tem pelo menos 9 mil estudantes trans matriculados nas escolas .
Este ano, o tema da bienal é A rua é o nosso palco principal e presta homenagem ao fotógrafo Evandro Teixeira, morto em novembro do ano passado. Teixeira tornou-se reconhecido por retratar a ditadura militar e mobilizações populares.
"Vamos celebrar e venha para a rua, caia na maior festividade de uma grande encontro da juventude brasileira. A Bienal reúne arte, cultura, educação, ativismo, política, ciência e tecnologia com milhares de estudantes, do ensino médio à pós-graduação, de todas as regiões do país", diz o site da bienal.
As atividades estão sendo realizadas no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na tarde desta quinta-feira (30), a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, participa de um debate sobre anistia política. Ao lado da ministra estarão familiares dos estudantes Honestino Guimarães e Elenira Rezende, assassinados pela ditadura militar.
Mais tarde, no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, haverá um show do MC Troinha.
Amanhã (31), o debate será sobre reforma universitária e terá participação dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o prefeito do Recife, João Campos.
À noite, também no Cais da Alfândega, haverá shows da banda Academia da Berlinda, que se apresenta a partir das 21h, e da cantora Duda Beat, que fecha a programação.
Além dos debates sobre educação, meio ambiente e política, existe uma Mostra Musical realizada no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, e na Praça do Carmo, em Olinda.
No sábado (1º), as atrações musicais serão na Praça do Carmo, em Olinda, começando com a Nação Zumbi, a partir das 21h. No domingo (2), fechando a Bienal, um cortejo celebra os 93 anos do Homem da Meia Noite, no Marco Zero do Recife.
Além dos debates sobre educação, meio ambiente e política, existe uma mostra musical está sendo realizada no Cais da Alfândega, no bairro do Recife, e na Praça do Carmo, em Olinda. A programação completa, com os trabalhos dos estudantes que serão apresentados, está disponível no site da Bienal.
Mais lidas
-
1SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Reunião entre Júlio Cezar e vereadores pode provocar mudanças nas secretarias da gestão Luísa Duarte
-
3O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
4FOLIA XUCURÚ
Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia edital de apoio ao Carnaval 2025 com incentivo financeiro para blocos de rua; veja valores
-
5NO AGRESTE
Aprovados em concurso de Feira Grande denunciam morosidade nas nomeações