Economia
IGP-M desacelera para 0,27% em janeiro e acumula alta em 12 meses
![IGP-M desacelera para 0,27% em janeiro e acumula alta em 12 meses](http://img.dhost.cloud/GJBxBHY_EhmKeNxV2QcpXJ3Vir8=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/igp.jpg)
Baixar
O IGP-M, Índice Geral de Preços – Mercado, usado para o reajuste de aluguéis, registrou uma variação de 0,27% em janeiro, depois de uma alta de 0,94% em dezembro do ano passado.
![](https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1628433&o=rss)
![](https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1628433&o=rss)
Com o resultado, o indicador acumula alta de 6,75% nos últimos 12 meses.
Em janeiro de 2024, o IGP-M havia subido 0,07% no mês, mas ainda registrava queda acumulada de 3,32% em 12 meses.
O índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas e foi divulgado nesta quinta-feira (30).
Segundo o coordenador do índice de preços da FGV, André Braz, em janeiro deste ano, “a inflação ao produtor desacelerou devido à queda nos preços da soja, do gado bovino e suíno”. E, “no varejo, a inflação permaneceu contida, já que a alta dos alimentos foi compensada pela redução no preço da energia”. O economista acrescenta que, na construção civil, no entanto, “os reajustes salariais sustentaram a aceleração da inflação interanual do setor.”
O IGP-M é formado a partir de três componentes: o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede os custos no atacado; o Índice de Preços ao Consumidor, que apura o comportamento dos preços para as famílias; e o Índice Nacional de Custo da Construção.
Em janeiro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo desacelerou para 0,24%, o Índice de Preços ao consumidor subiu 0,14% e o Índice Nacional de Custo da Construção acelerou para 0,71%.
Economia Índice é calculado pela Fundação Getúlio Vargas Rio de Janeiro 30/01/2025 - 10:48 Fábio Cardoso - Marizete Cardoso Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional FGV IGP-M economia quinta-feira, 30 Janeiro, 2025 - 10:48 1:46
Mais lidas
-
1SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024
-
2O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
3FOLIA XUCURÚ
Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia edital de apoio ao Carnaval 2025 com incentivo financeiro para blocos de rua; veja valores
-
4NO AGRESTE
Aprovados em concurso de Feira Grande denunciam morosidade nas nomeações
-
5CONGRESSO EM XEQUE
Jornalista denuncia Hugo Motta: o "estelionato político" do novo Presidente da Câmara