Internacional
OTAN quer propor a Trump ampliar presença militar no Ártico para ultrapassar questão da Groenlândia
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) quer propor ao presidente dos EUA, Donald Trump, aumentar significativamente a presença militar do bloco liderado pelos EUA no Ártico para acalmar a tensão sobre a possível anexação da Groenlândia, segund
![OTAN quer propor a Trump ampliar presença militar no Ártico para ultrapassar questão da Groenlândia](http://img.dhost.cloud/CZ_X71CBv5ZDmf1Sg4tAf8VztAc=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/b97e8650d5b40c869822975bb073ebf7e0fa8d8a.jpg)
Mesmo antes de sua posse, Trump chamou o controle da Groenlândia pelos Estados Unidos de "necessidade absoluta" e repetiu várias vezes que a ilha possui importância estratégica para Washington.
As autoridades groenlandeses e dinamarqueses responderam que a ilha não está à venda.
Trump, por sua vez, não excluiu o uso de força para obter o controle sobre a Groenlândia.
"A OTAN está planejando propor ao presidente dos EUA um aumento significativo da presença militar da aliança no Ártico. [...] Espera-se que seja possível acalmar o debate sobre o fato de a Groenlândia pertencer à Dinamarca", diz a DPA, citando fontes da OTAN.
A aliança acredita que uma presença maior na região, inclusive o envolvimento norte-americano, poderia satisfazer os interesses de segurança dos EUA.
O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, e a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, concordaram na terça-feira (28) em fortalecer a defesa no Ártico, informou a Reuters, citando uma fonte familiarizada com as conversas.
A Groenlândia foi uma colônia da Dinamarca até 1953. Ela continua fazendo parte do reino, mas em 2009 recebeu autonomia com governo próprio e escolha independente na política interna.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Reunião entre Júlio Cezar e vereadores pode provocar mudanças nas secretarias da gestão Luísa Duarte
-
2SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024
-
3CONGRESSO EM XEQUE
Jornalista denuncia Hugo Motta: o "estelionato político" do novo Presidente da Câmara
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
O caos na saúde continua e Luisa Julia cumpre promessa de campanha: "Nada pode parar"
-
5O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?