Economia
Haddad diz que Lula é o maestro da orquestra e tem a função de organizar o time
![Haddad diz que Lula é o maestro da orquestra e tem a função de organizar o time](http://img.dhost.cloud/0gLKooJxRrl6MibtkWalY7w_I3A=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/haddad-55.jpg)
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se referiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o "maestro da orquestra", que tem a função de organizar o time, ao falar sobre as soluções propostas pelo governo para garantir o equilíbrio fiscal. "É um equívoco imaginar que um presidente possa se abster de opinar sobre o que é justo. Existem várias formas de organizar as contas públicas", disse Haddad, em entrevista à RedeTV!, gravada na quinta-feira, 30.
Na área econômica, muitas vezes o caminho "mais longo" é o mais sustentável, segundo ministro. Em outros governos, o Ministério da Fazenda tinha "licença para matar", o que não é algo positivo, na visão de Haddad.
O atual governo optou por "atacar privilégios" para ajustar as contas, em vez de adotar o caminho "muito fácil" de lançar medidas como o congelamento do salário mínimo, segundo o ministro. A correção do piso só pela inflação resultou em 33 milhões de pessoas passando fome, de acordo com Haddad.
Em relação à avaliação da sua gestão à frente da Fazenda até aqui, Haddad disse que recebe críticas "equilibradas", tanto do PT quanto de outros agentes, como o mercado financeiro. "A vida de ministro da Fazenda nunca vai ser leve", afirmou Haddad, que avalia que receber críticas dos dois lados significa que o governo busca o equilíbrio.
2026
Questionado sobre um eventual pedido de Lula para ser candidato à Presidência, Haddad disse que "não tem o 2026 em mente" e que o Brasil não pode se dar ao luxo de esquecer de uma figura como a do atual presidente.
Para Haddad, a extrema direita "se firmou no mundo" e deverá estar presente com força nas próximas eleições, ainda que na figura de "alguém que come com garfo e faca".
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Reunião entre Júlio Cezar e vereadores pode provocar mudanças nas secretarias da gestão Luísa Duarte
-
2SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024
-
3CONGRESSO EM XEQUE
Jornalista denuncia Hugo Motta: o "estelionato político" do novo Presidente da Câmara
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
O caos na saúde continua e Luisa Julia cumpre promessa de campanha: "Nada pode parar"
-
5O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?