Alagoas

Corpo de Bombeiros socorrem vítima de atropelamento na Ponta Verde

Alessandra Lima/ Ascom CBMAL 31/01/2025
Corpo de Bombeiros socorrem vítima de atropelamento na Ponta Verde
Motociclista seguia pela via quando colidiu com uma pedestre - Foto: Ascom CBMAL



O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) socorreu, na tarde desta quinta-feira (30), uma mulher vítima de atropelamento em um trecho da Avenida Álvaro Otacílio, no bairro da Ponta Verde, em Maceió. Uma motociclista seguia pela via quando colidiu com a pedestre.

 

Ao chegar ao local, a guarnição de resgate, composta por três militares, verificou que equipes do Batalhão de Bombeiros Militar de Salvamento Aquático (BBMSA), localizado na Praia da Pajuçara, já estavam prestando apoio. A rápida resposta dos militares demonstra a importância estratégica da localização do BBMSA, que não atua apenas na segurança aquática, mas também em combate a incêndios, resgates de trânsito e outras emergências.

 

No local, os bombeiros encontraram a pedestre, uma mulher de 34 anos, que se queixava de dores na face, no braço direito e no quadril. Após ser estabilizada e receber atendimento pré-hospitalar, ela foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE) em uma viatura de Auto Resgate (AR) para avaliação médica especializada.

 

Em decorrência da colisão a motociclista também ficou ferida, sendo socorrida e transportada para uma unidade hospitalar por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

 

O que fazer em caso de atropelamento?

 

Em caso de atropelamento, é essencial manter a calma e acionar imediatamente o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193). Sinalize o local para evitar novos acidentes e, se possível, mantenha a vítima consciente e calma até a chegada do socorro. Lembre-se que não é indicado mover a vítima, pois movimentá-la sem o devido treinamento pode agravar ainda mais possíveis lesões ou fraturas.

 

O CBMAL ressalta a importância dos cuidados que pedestres e motoristas devem adotar para evitar acidentes de trânsito. Os pedestres devem estar atentos à sinalização e atravessar as vias somente nas faixas de pedestres ou passarelas. Já os motoristas precisam respeitar os limites de velocidade e utilizar equipamentos de segurança, como cinto de segurança ou capacete. A adoção de medidas preventivas pode salvar vidas e reduzir o número de acidentes.