Geral
Norte e Nordeste seguem em alerta para síndrome respiratória aguda
![Norte e Nordeste seguem em alerta para síndrome respiratória aguda](http://img.dhost.cloud/GOecctTgfoexSBKLWqtkqZorAJY=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/1684341348.jpg)
Baixar
Estados das regiões Norte e Nordeste continuam em alerta para o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associados à covid-19.
![](https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1628682&o=rss)
![](https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1628682&o=rss)
A informação é do novo Boletim Infogripe da Fiocruz, que analisa as notificações da quarta semana de janeiro.
Foram confirmadas pelo menos 287 mortes por vírus respiratórios, sendo 78,7% delas causadas pelo coronavírus.
O aumento dos registros afeta principalmente a população mais idosa nessas localidades.
Por outro lado, alguns estados do Nordeste já começaram a reduzir o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, como explica a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Processamento de Dados Científicos da Fiocruz.
“No estado do Ceará, onde a gente observou esse crescimento dos casos graves por covid-19 pela primeira vez, a gente já nota uma diminuição. E também em alguns outros estados como Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe, a gente também já nota uma desaceleração. Além disso, em Roraima, a gente já começa a observar um aumento dos casos entre as crianças pequenas, de até dois anos de idade”.
No caso de Roraima, onde aumentou a incidência da síndrome entre crianças de até dois anos de idade, não foi possível identificar o vírus que tem impulsionado esse crescimento. O alerta é para o possível início de temporada do vírus sincicial respiratório no estado.
Para pessoas que moram nas regiões com aumento de casos, a recomendação é usar máscara em locais fechados e com maior aglomeração de pessoas. Além disso, é muito importante estar em dia com a vacinação contra a covid-19, que protege contra as formas mais graves e óbitos pela doença.
Em caso de sintomas de síndrome gripal, a orientação é sair de casa usando máscara de qualidade para evitar a transmissão para outras pessoas.
![Tony Winston/Agência Brasília Brasília (DF), 15/10/2024 - Testagem para covid-19. Foto: Tony Winston/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Saúde 78,7% das 287 mortes forma causadas pelo vírus da covid-19 Brasília 31/01/2025 - 18:40 Bianca Paiva / Fran de Paula Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional Síndrome Respiratória Aguda Grave covid-19 Infogripe sexta-feira, 31 Janeiro, 2025 - 18:40 2:18
Mais lidas
-
1
Volkswagen reforça versatilidade e inovação do Virtus 2025
-
2BARRA DE SÃO MIGUEL
Filho de Arthur Lira é nomeado na Prefeitura de Alagoas e ato gera polêmica
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Reunião entre Júlio Cezar e vereadores pode provocar mudanças nas secretarias da gestão Luísa Duarte
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ex-imperador busca diálogo com vereadores e indica possível acordo
-
5JORNALISMO
Zé Elias: o mestre da crônica política em Alagoas e a arte de tirar políticos do sério