Brasil
PF indicia juízes e advogados por venda de decisões
A Polícia Federal (PF) indiciou nesta segunda-feira (10) 23 pessoas, entre elas desembargadores, juízes, advogados e servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
O inquérito faz parte da operação 18 Minutos, que começou a investigar em agosto do ano passado um esquema de corrupção envolvendo venda de sentenças na corte do Maranhão. O relatório foi enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
As investigações apontam que o esquema "organizado e meticuloso" direcionava decisões judiciais para beneficiar determinados interessados, com base na liberação indevida de alvarás judiciais do Banco do Nordeste de aproximadamente R$ 18 milhões para pagamento de honorários advocatícios.
Ainda segundo a PF, a rede criminosa tinha um núcleo judicial, formado por magistrados e auxiliares; um composto por advogados que atuavam em parceria com juízes para obter sentenças favoráveis; e um operacional, responsável por ocultar e movimentar os valores obtidos ilegalmente.
Cabe ao STJ analisar e decidir sobre as próximas etapas do caso, que pode levar ao oferecimento de denúncias pelo Ministério Público. Os acusados podem responder pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas


