Cidades

Proposta da Tribuna do Sertão é acatada: Prefeitura e Bombeiros implantarão posto fixo no Açude do Goití; falta cerca de proteção

Redação 13/02/2025
Proposta da Tribuna do Sertão é acatada: Prefeitura e Bombeiros implantarão posto fixo no Açude do Goití; falta cerca de proteção

Após décadas de registros de afogamentos e acidentes no Açude do Goití, no centro de Palmeira dos Índios, a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros decidiram implantar um Posto Avançado para reforçar a segurança do local. A medida atende a uma proposta da Tribuna do Sertão, que há tempos vem cobrando uma solução efetiva para os recorrentes casos de incidentes na área.

A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (13), durante uma reunião entre a prefeita Luísa Duarte, a vice-prefeita Sheila Duarte, o Major Leonardo, do Corpo de Bombeiros e equipe da prefeitura.
Fiscalização e monitoramento

De acordo com o Major do Corpo de Bombeiros, o Posto Avançado será essencial para reforçar a fiscalização e o videomonitoramento do Açude, garantindo que as proibições já existentes sejam respeitadas.

“O Corpo de Bombeiros atuará com o Posto Avançado, garantindo mais segurança e visibilidade ao entorno do Lago. Já existem placas informando que é proibido nadar, jogar lixo, alimentar ou importunar os animais que vivem neste espaço. Agora, com a presença fixa dos bombeiros, vamos atuar de acordo com as demandas e necessidades do local”, explicou o Major do CB.

Medida traz mais segurança para moradores e visitantes

Para a prefeita Luísa Duarte, a criação da unidade fixa do Corpo de Bombeiros dará mais tranquilidade a quem utiliza o espaço para atividades físicas e lazer.

“Esse posto vai evitar que pessoas desavisadas entrem no Lago, além de permitir que os bombeiros prestem atendimento médico emergencial, caso necessário. Estamos dando celeridade ao processo e garantindo todo o apoio necessário ao Corpo de Bombeiros. Em poucos dias, o Posto Avançado estará em funcionamento”, afirmou a prefeita.

A Tribuna do Sertão seguirá acompanhando a implementação do Posto Fixo e cobrando ações concretas para garantir que essa iniciativa realmente seja efetivada. O Açude do Goití precisa deixar de ser palco de tragédias e se tornar um espaço seguro para a população.