Cidades
Jaraguá Folia comemora 25 anos nesta sexta-feira
O evento foi criado em 2001 pelo produtor cultural e jornalista Edberto Ticianeli e hoje é reconhecido como a maior concentração de blocos carnavalescos do país. “E tudo isso começou como uma prévia carnavalesca realizada para contribuir com os bares e restaurantes de Jaraguá, a pedido de um amigo, o Tanagy, proprietário do bar Casa da Sogra”, lembra Ticianeli, que não esconde que teve ao investir na formação de vários blocos, contando com recursos prometidos que não apareceram.
No primeiro ano, o evento contou com o minitrio do Formiga Atômica e uma dezena de blocos. Com o sucesso conseguido, a prévia carnavalesca de Jaraguá cresceu rapidamente e 25 anos depois tem 265 blocos inscritos, com uma centena destes em atividade e arrastando para o velho bairro portuário de Maceió uma multidão calculada em 60 mil pessoas. Com um detalhe comemorado pelos organizadores: é uma festa sem violência alguma.
“O segredo do sucesso do Jaraguá Folia é a sua diversidade de ritmos, predominando os maracatus, grupos afros e os tradicionais blocos de frevo, todos sem amplificação eletrônica de som, o que permite um espaço mais democrático para estas manifestações da nossa cultura”, esclarece Ticianeli.
A edição 2025 do Jaraguá Folia acontece nesta sexta-feira (21), com os desfiles tendo início em frente ao Museu Théo Brandão às 20h e dispersando na Praça Dois Leões até às 2h da madrugada, após percorrerem a Av. da Paz e a Rua Sá e Albuquerque.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


